Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Alcolumbre dá 25 dias para Congresso e governo Lula firmarem acordo sobre vetos

Presidente do Congresso avisou que temas que não forem consensuais serão definidos no voto

17 jun 2025 - 15h04
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), deu o prazo de 25 dias para que os parlamentares costurem um acordo com o governo federal sobre os vetos cujas análises foram adiadas pelo plenário. Em sessão conjunta nesta terça-feira, 17, Alcolumbre disse que, caso não haja acordo, os dispositivos serão decididos pelo voto antes de 17 de julho.

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, durante sessão
O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, durante sessão
Foto: Wilton Junior / Estadão / Estadão

"Faço um compromisso com vossas excelências de que, todos esses vetos que ainda não têm um consenso, que a gente tenha esses 25 dias para a próxima sessão do Congresso", disse Alcolumbre. "A decisão desta presidência é que nós possamos sanar todos os vetos que estão na ordem do dia na próxima sessão."

Alcolumbre fez um aceno e ressaltou que o governo está "construindo acordos, entendendo o que é prioridade para derrubada e apoiando a derrubada de vetos caros para o governo na busca por entendimento". Por outro lado, o presidente do Senado disse que isso não impede que se coloque em votação os temas que não têm acordo para votação. "Ficam alguns poucos vetos para levar a voto para valer a maioria", indicou.

Entre vetos adiados, estão dispositivos sobre a lei de diretrizes orçamentárias de 2025, o contingenciamento de emendas parlamentares não impositivas, o marco das eólicas offshores e a renegociação das dívidas dos Estados.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade