Vazamento de dados da Receita sobre autoridades é alvo de operação da PF em pleno carnaval
Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia
A Polícia Federal (PF) faz uma operação na manhã desta terça-feira, 17, no âmbito de investigação que apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal sobre autoridades.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. As medidas judiciais foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de representação da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Além das buscas, foram estabelecidas uma série de medidas cautelares. Entre elas, estão o monitoramento por tornozeleira eletrônica, o afastamento do exercício de função pública, o cancelamento de passaportes e a proibição de saída do País.
No início do ano, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito para investigar se a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) quebraram de forma irregular o sigilo fiscal de ministros da Corte e familiares. As suspeitas de que dados sigilosos foram vazados começou a partir da chegada do caso Banco Master ao STF.