Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Rio inaugura creche com nome de vítima de massacre em Realengo

11 mai 2011 - 11h28
(atualizado às 11h36)
Compartilhar

A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou nesta quarta-feira o primeiro Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) - união de creche e pré-escola - batizado com o nome de uma das 12 crianças mortas no ataque à Escola Tasso da Silveira, em Realengo, no início de abril.

Dezenas de pessoas participam, na manhã deste sábado, de uma passeata para lembrar as vítimas do massacre de Realengo
Dezenas de pessoas participam, na manhã deste sábado, de uma passeata para lembrar as vítimas do massacre de Realengo
Foto: Futura Press

O primeiro EDI foi inaugurado pelo prefeito Eduardo Paes e pela secretária municipal de Educação, Claudia Costin, em Sepetiba, na zona oeste do Rio, e recebeu o nome de Samira Pires Ribeiro, menina de 13 anos morta por Wellington Menezes de Oliveira. Familiares da menina compareceram à cerimônia de inauguração.

"Inauguramos a creche Samira Pires Ribeiro em Sepetiba. Samira foi das vítimas da Escola Tasso da Silveira. Agora o nome dela vai inspirar nosso futuro", disse o prefeito Eduardo Paes, através de seu perfil no Twitter.

A unidade terá capacidade para abrigar 150 crianças em idades entre seis meses e três anos e fica na praça Ivo Gomes. As instalações contam com dois berçários e seis salas com atividades. O investimento total é de R$ 3,2 milhões.

Mais 11 EDIs terão os nomes das vítimas de Realengo

Outros dois EDIs foram inaugurados nesta quarta-feira, um em Padre Miguel e outro na Cidade de Deus (Jacarepaguá), mas as duas não levam os nomes das crianças vítimas da tragédia em Realengo.

A prefeitura ainda pretende homenagear todas as outras 11 vítimas do atirador. Para a escolha do próximo nome, Costin informou que serão levados em consideração primeiro se a vítima tem algum parentesco no bairro onde a estrutura será inaugurada. Em caso negativo, o nome será escolhido em ordem alfabética. Samira, segundo a Prefeitura, tinha parentes em Sepetiba.

As vítimas do ataque que serão homenageadas são: Ana Carolina Pacheco da Silva (13 anos), Bianca Rocha Tavares (13 anos), Géssica Guedes Pereira (15 anos), Karine Lorraine Chagas de Oliveira (14 anos), Larissa dos Santos Atanázio (13 anos), Laryssa Silva Martins (13 anos), Luiza Paula da Silveira (14 anos), Mariana Rocha de Souza (12 anos), Milena dos Santos Nascimento (14 anos), Rafael Pereira da Silva (14 anos) e Igor Moraes da Silva (13 anos).

Atentado
Um homem matou 12 estudantes a tiros ao invadir a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio, na manhã do dia 7 de abril. Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, era ex-aluno da instituição de ensino e se suicidou logo após o atentado. Segundo a polícia, o atirador portava duas armas e utilizava dispositivos para recarregar os revólveres rapidamente. As vítimas tinham entre 12 e 14 anos. Outras 18 ficaram feridas.

Wellington entrou no local alegando ser palestrante. Ele se dirigiu até uma sala de aula e passou a atirar na cabeça de alunos. A ação só foi interrompida com a chegada de um sargento da Polícia Militar, que estava a duas quadras da escola. Ele conseguiu acertar o atirador, que se matou em seguida. Numa carta encontrada com ele, Wellington pediu perdão a Deus e deixou instruções para o próprio enterro - entre elas, que nenhuma pessoa "impura" tocasse seu corpo.

Dias depois, a polícia divulgou fotos e vídeos em que o atirador aparece se preparando para o ataque durante meses. Num deles, Wellington justificou o massacre por ter sido vítima de bullying praticado por "cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem". Na casa dele, foram encontradas diversas anotações que mostraram uma fixação pelos ataques de 11 de setembro de 2001. O atirador acabou enterrado como indigente 15 dias após o massacre, já que nenhum familiar foi ao Instituto Médico Legal (IML) liberar o corpo.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra