PUBLICIDADE

Polícia

Polícia Civil investiga sumiço de 26 armas da Guarda Municipal em SP

Sumiço, que inclui 19 pistolas e sete revólveres, ocorreu no mês passado, mas a denúncia só foi registrada na terça-feira, 9

11 abr 2024 - 11h13
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Polícia Civil investiga desaparecimento de 26 armas da Guarda Civil de Cajamar/SP, incluindo 19 pistolas e 7 revólveres.
Foto: Reprodução: Redes Sociais

A Polícia Civil está investigando o desaparecimento de 26 armas da base da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cajamar, na Grande São Paulo. O sumiço, que inclui 19 pistolas e sete revólveres, ocorreu no mês passado, mas a denúncia só foi registrada na terça-feira, 9. As informações são da TV Globo. 

Conforme consta no boletim de ocorrência, o guarda civil responsável pela custódia e manutenção das armas da repartição estava realizando a contagem do armamento em 22 de março, quando percebeu a ausência de sete revólveres. 

A verificação ocorreu após a troca do armamento dos membros da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Como era sexta-feira e o inspetor não estava na base, o guarda optou por informá-lo apenas no dia 25 de março "para evitar qualquer alarme".

Posteriormente, na segunda-feira, o inspetor solicitou a verificação de todas as armas na base, constatando o desaparecimento de mais 19 pistolas, algumas das quais estavam ausentes junto com seus carregadores. 

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, a última contagem no depósito ocorreu entre os dias 19 e 23 de janeiro. O local de armazenamento é protegido por "uma porta de metal com fechadura simples, uma grade de metal com cadeado e uma porta de madeira com fechadura". Além disso, não há vigilância por câmeras de segurança no depósito.

Por meio de nota, a prefeitura informou ter aberto uma sindicância, "conduzida pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Justiça, para investigar todos os eventos relacionados ao incidente". Disse também ter afastado os agentes envolvidos na guarda e vigilância das armas .

Veja nota:

"Nesta quarta-feira, 10 de abril, a Prefeitura Municipal de Cajamar tomou medidas firmes em relação ao desaparecimento de armas na sede do Posto da Guarda Municipal do município afastando imediatamente os agentes envolvidos na guarda e vigilância das armas.

Uma sindicância está em andamento desde o início do caso, conduzida pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Justiça, para investigar todos os eventos relacionados ao incidente.

Todas as investigações pertinentes estão sendo conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil, após o registro do boletim realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.

A Prefeitura reafirma seu compromisso inabalável com a transparência, ética e legalidade em todas as suas ações, cooperando integralmente com as autoridades competentes para esclarecer os fatos."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade