Operação combate fraude com cartões do governo em Rondônia
A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram nesta sexta-feira uma operação de combate a fraudes com cartões corporativos do Ministério do Trabalho em Rondônia. A operação Trama cumpre 31 mandados judiciais, entre os quais seis mandado de prisão temporária e de suspensão de funções públicas.
Segundo a investigação, a fraude ocorria por meio da simulação de viagens falsas no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens do governo federal. As viagens e seus respectivos gastos eram bancadas com cartões corporativos e posteriormente justificadas com relatórios fraudulentos.
Entre os envolvidos, estão gestores, inclusive a Superintendente Regional, e diversos servidores da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego em Rondônia.
Segundo a Polícia Federal, a discrepância de gastos no exercício de 2013 apontou que os valores desembolsados com cartões corporativos da Superintendência do Ministério do Trabalho em Rondônia foram cinco vezes superiores à média nacional.