Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

DEIC encontra traficante mais procurado da Espanha no País

6 fev 2009 - 01h16
(atualizado às 01h50)
Compartilhar

Policiais da Delegacia de Meios Eletrônicos (DME) do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) descobriram que o traficante mais procurado da Espanha estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) Pinheiros 2, em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do Deic, ele estava identificado como um comerciante brasileiro. O mexicano Carlos Ruiz Santamaría, conhecido como El Negro, 41 anos, aparece na lista dos 15 principais bandidos procurados pela Justiça espanhola e estava foragido há sete anos.

 Brasil - 2h17 -  O traficante mais procurado da Espanha é preso em São Paulo. Carlos Ruiz Santamaría, conhecido como El Negro, estava foragido há sete anos
Brasil - 2h17 - O traficante mais procurado da Espanha é preso em São Paulo. Carlos Ruiz Santamaría, conhecido como El Negro, estava foragido há sete anos
Foto: Divulgação

Os policiais da DME iniciaram as investigações depois de uma denúncia sobre atividades de falsificação de documentos realizadas por uma empresa. As apurações apontaram para vários endereços e sócios na cidade de São Paulo e descobriram o nome do comerciante Manoel Oliveira Ortiz, preso em maio de 2008 por tráfico de drogas.

"Nossa apuração era sobre o uso da empresa na falsificação de documentos. Mas percebemos que o crime poderia ser lavagem de dinheiro do narcotráfico", disse o delegado José Mariano de Araújo Filho.

A equipe ouviu o comerciante. Araújo Filho esteve no CDP em 30 de janeiro. O preso afirmou que sua documentação era legítima e preferiu não responder mais nada. Mas um detalhe chamou a atenção do delegado. El Negro, durante uma conversa informal, comentou que tinha um "niño" - filho em espanhol. A aparência e o idioma abriram uma nova linha de apuração.

O delegado passou a consultar o banco de dados das polícias internacionais. Trabalhou com as variáveis de nacionalidade (mexicana, colombiana e espanhola) e atividade criminosa (narcotráfico). A pesquisa mostrou a verdadeira identidade do preso. Em seguida o delegado requisitou documentação junto a polícia espanhola, que remeteu o mandado de prisão e a ficha contendo as impressões digitais do traficante.

As digitais foram analisadas pelos papiloscopistas do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). O resultado positivo saiu no final da noite dessa quinta-feira. O traficante deverá ser transferido na madrugada desta sexta-feira do CDP Pinheiros II para ser interrogado.

Histórico
O acusado é apontado como o representante dos cartéis colombianos - Cali, Bogotá e La Costa - na Europa e suspeito de sociedade com o colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia.

O traficante, segundo a polícia, é natural do México e foi preso em 1999 como o responsável pela maior remessa de cocaína para a Espanha, um carregamento de 11 t da droga.

Ele seria julgado em 2001 e conseguiu liberdade condicional, dias antes. Três juízes do Conselho Geral do Poder Judiciário, a principal corte da justiça espanhola, em Madri, concederam o benefício devido a um laudo psiquiátrico assegurando que o traficante sofria de distúrbio bipolar e tendências suicidas. Santamaría aproveitou a liberdade e fugiu. Os três magistrados foram afastados.

Segundo a polícia, El Negro montou na Espanha a base de distribuição de cocaína para a Europa. Ele era o responsável pela cotação do quilo da droga comercializada no continente.

No Brasil, utilizando nomes falsos, o traficante transformou uma firma de prestação de serviços gerais, cuja a principal atividade era a limpeza de prédios, em uma empresa de locação de equipamentos industriais, limusines, lanchas e aviões.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra