PUBLICIDADE

Cidades

Racionais MC's: o presente de Haddad ao Papa Francisco

No Vaticano, prefeito teria a intenção de presentear o pontífice com o disco "Sobrevivendo no Inferno"

22 jul 2015 - 09h57
(atualizado às 12h33)
Compartilhar
Exibir comentários

"60% dos jovens de periferia sem antecedentes criminais já sofreram violência policial. A cada quatro pessoas mortas pela polícia, três são negras. Nas universidades brasileiras, apenas 2% dos alunos são negros. A cada quatro horas, um jovem negro morre violentamente em São Paulo". Essas e outras realidades das periferias do Brasil poderão ser conhecidas em breve pelo Papa Francisco. Os reponsáveis: o prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) e o grupo de rap Racionais MC's. 

Siga Terra Notícias no Twitter

O trecho faz parte da introdução da música Capítulo 4, Versículo 3, uma das faixas do disco Sobrevivendo no Inferno. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o petista - que nesta semana viajou até Roma, na Itália, a convite do Vaticano - teria a intenção de presentear o pontífice com uma cópia do CD. Ainda não sabe se ele conseguiu, de fato, entregá-la. A ideia teria sido do coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Cláudio Aparecido da Silva.

Papa Francisco no Vaticano
Papa Francisco no Vaticano
Foto: Franco Origlia / Getty Images

Haddad viajou na noite de domingo (19) e retornou a São Paulo na manhã desta quarta-feira (22). Na terça (21), participou, ao lado de prefeitos de outras 57 cidades de diferentes países, de um seminário internacional para discutir o tema "Escravidão moderna e mudanças climáticas: o comprometimento das cidades". 

Eduardo Paes (Rio de Janeiro), José Fortunati (Porto Alegre), Gustavo Fruet (Curitiba), Paulo Garcia (Goiânia), Márcio Lacerda (Belo Horizonte) e Antônio Carlos Magalhães Neto (Salvador) foram os outros representantes do Brasil convidados. 

Racionais MC's em show da 9° Virada Cultural, em São Paulo
Racionais MC's em show da 9° Virada Cultural, em São Paulo
Foto: Gabriela Biló / Futura Press

Sobrevivendo no Inferno

Lançado em 1997 por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, o disco, mesmo sendo independente, ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas. A faixa mais conhecida é Diário de um Detento, que narra o cotidiano de um ex-detento que presenciou o massacre no Presídio do Carandiru, em 1992. Além das usuais discussões do quarteto sobre desigualdade e preconceito, algumas canções contém ainda trechos que fazem referências a textos bíblicos. Na própria capa do LP existe a mensagem "Refrigere minha Alma e guia-me pelo caminho da Justiça" (salmo 23 cap 3). 

Thaíde faz som no Terra e toca "Apresento Meu Amigo" :
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade