Cratera na Marginal Tietê: uma das três faixas interditadas deve ser liberada até quarta, prevê Nunes
Prefeito da capital paulista prometeu trabalho '24 horas por dia' em conjunto com a Sabesp; finalização dos reparos pode durar 30 dias
A cratera na Marginal Tietê, causada por problemas na tubulação da Sabesp, deve ser totalmente reparada em 30 dias, com a liberação parcial de uma faixa até quarta-feira, 14.
A cratera que se formou na madrugada deste domingo, 11, na Marginal Tietê, em São Paulo, e provocou quilômetros de congestionamento na capital paulista deve demorar um mês para ser completamente fechada. A previsão é que uma das três faixas que foram interditadas seja liberada na próxima quarta-feira, 14, segundo o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB).
Em sua conta no Instagram, Nunes afirmou que o asfalto cedeu por um "problema da tubulação de esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)". A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo interditou o trecho do acidente, no sentido Castelo Branco, próximo à Ponte Atílio Fontana.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O buraco se abriu na altura da saída da Rodovia dos Bandeirantes, mesmo ponto que havia cedido em 10 de abril. Na ocasião, chovia forte. A pista só foi liberada para o tráfego cinco dias depois.
Neste domingo, houve apenas o registro de chuviscos em São Paulo.
A CET pede que motoristas que seguem para a Rodovia Castelo Branco e para a Marginal Pinheiros utilizarem a região da Lapa, seguindo pela Ponte da Freguesia do Ó, Av. Ermano Marchetti, Rua Nossa Senhora da Lapa, Rua Pio XI, Av. Cerro Corá, Av. Queiroz Filho e Ponte do Jaguaré. Outras opções de caminhos alternativos são a Ligação Leste/Oeste e o Minianel Viário para acessar a Marginal Pinheiros e a zona sul.
Em nota enviada ao Terra, a Sabesp pediu desculpas pelo transtorno e informou que a sobrecarga nas redes de esgoto, provocada pelas fortes chuvas da região norte do município, no último sábado, 10, gerou "novo dano ao sistema de esgotamento, o que levou à reabertura do buraco na Marginal Tietê".
"Técnicos da empresa trabalham em uma solução definitiva e as obras estão previstas para durar 30 dias", prevê a companhia, "se a chuva não prejudicar a evolução do trabalho".
A companhia promete a liberação de uma segunda faixa "o quanto antes", até a finalização completa da intervenção. "A obra está sendo conduzida com base em critérios de engenharia voltados à durabilidade, desempenho hidráulico e segurança na região afetada", continua a empresa.
Segundo a Sabesp, na ocorrência anterior, uma manutenção corretiva do sistema havia sido realizada com o foco na restauração da normalidade no curto prazo. "No entanto, a repetição do evento evidenciou a necessidade de substituição da estrutura existente", finaliza a nota.