Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Córrego transborda e deixa região de São Paulo em alerta para alagamentos

Houve queda de granizo em algumas regiões, segundo relato de moradores

13 fev 2014 - 16h45
(atualizado às 22h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<b>13 de fevereiro - </b> Nuvens carregadas no céu de São Paulo anunciam a chuva que caiu e deixou parte da capital em estado de atenção
13 de fevereiro - Nuvens carregadas no céu de São Paulo anunciam a chuva que caiu e deixou parte da capital em estado de atenção
Foto: André Lucas Almeida / Futura Press

A chuva que atingiu a cidade de São Paulo nesta quinta-feira provocou o transbordamento do córrego Ipiranga, na zona sul, e deixou a região em estado de alerta para alagamentos. A água invadiu a avenida Abraão de Moraes, entre a rua Frei Rolim e a avenida Bosque da Saúde por volta das 18h. O alerta terminou às 18h50.

Confira a previsão do tempo na sua cidade

Saiba como se calcula a sensação térmica

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o restante da cidade também entrou em atenção para alagamentos. Às 19h30, saíram dessa situação as últimas regiões: zona oeste, a Marginal Pinheiros, e as subprefeituras de Campo Limpo, M'Boi Mirim (zona sul), de Freguesia do Ó, Pirituba/Jaraguá e Perus (zona norte). 

No entanto, às 20h30, a zona sudeste entrou novamente em atenção. Conforme imagens de radar meteorológico, chovia forte com potencial para queda de granizo nos bairros do Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga. Na zona sul, chovia moderado entre os bairros de Parelheiros, Engenheiro Marsilac e Capela do Socorro. Às 21h15, a região sudeste voltou à normalidade.

Por volta das 19h as chuvas já haviam diminuído em boa parte da capital. Chovia fraco com pontos moderados e boa parte das zonas norte, oeste e centro. Entretanto, nos bairros de Pirituba/Jaraguá, Freguesia do Ó e parte de Perus, na zona norte, a precipitação ainda era forte. Áreas de precipitação forte que se deslocaram da capital atingiam o lado oeste da Grande São Paulo, principalmente a região de Cotia, Vargem Grande Paulista e Santana de Parnaíba.

<b>13 de fevereiro - >/b>Às 17h, o aeroporto de Congonhas registrou rajadas de vento de aproximadamente 55 quilômetros por hora
13 de fevereiro - >/b>Às 17h, o aeroporto de Congonhas registrou rajadas de vento de aproximadamente 55 quilômetros por hora
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Houve queda de granizo relatada por moradores na Saúde, às 17h25, e na Vila Nova Conceição, às 17h20, ambas na zona sudeste, e na Cidade Universitária (Butantã), às 18h15. Às 17h39, o aeroporto de Congonhas registrou rajadas de vento de aproximadamente 63 quilômetros por hora. Mais cedo, às 17h, a velocidade dos ventos atingiu os 55 quilômetros por hora no mesmo aeródromo.

A linha 5 do metrô está paralisada devido à queda de rede aérea entre as estações Santo Amaro e Giovani Gronchi. A circulação de trens está interrompida, e os usuários serão atendidos através do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) com ônibus da SPTrans e EMTU.

A chuva interrompeu a circulação de trens na linha 10 entre às 17h30 e 18h. O alagamento aconteceu entre as estações São Caetano e Santo Amaro. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a situação já foi normalizada.

O aeroporto de Congonhas foi fechado para pousos e decolagens às 17h46. Ele foi reaberto para decolagem às 17h54 e, para pouso, às 18h24. O fechamento atrasou 15 voos e causou seis cancelamentos.

De acordo com os meteorologistas do CGE, a tendência é de que as chuvas diminuam gradualmente de intensidade na próxima hora. No decorrer da noite, resta apenas nebulosidade e eventuais pontos de chuva fraca na Grande São Paulo.

A sexta-feira terá sol entre nuvens pela manhã e sensação de tempo abafado. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta e instabilidades associadas a aproximação de uma frente fria provocam pancadas de chuva. Há potencial para chuva forte, rajadas de vento e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre a mínima de 23°C e a máxima de 32°C.

No sábado, o sistema frontal avança lentamente pelo litoral paulista, deixando o tempo mais fechado e chuvoso na Grande São Paulo. Ainda há potencial para chuvas com moderada a forte intensidade. A persistência dessas condições eleva o potencial para alagamentos e deslizamentos de terra. Os ventos passam a soprar do quadrante sul minimizando o calor das últimas semanas. Mínima de 20°C e máxima de 27°C. 

Colaborou com esta notícia o leitor João Barreto, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade