PUBLICIDADE

SP: chuva causa alagamentos e deixa regiões em alerta

23 jan 2014 - 17h56
(atualizado em 28/1/2014 às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Chuva causa alagamento na região da Ponte João Dias, em São Paulo, nesta quinta-feira
Chuva causa alagamento na região da Ponte João Dias, em São Paulo, nesta quinta-feira
Foto: Dario Oliveira / Futura Press

A chuva que caiu sobre São Paulo na tarde desta quinta-feira levou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura paulistana a colocar as regiões do M’Boi Mirim, Cidade Ademar e Campo Limpo, na zona sul da cidade, em estado de alerta para alagamentos por volta das 19h20. As zonas sul, leste e sudeste, além da Marginal Pinheiros, foram colocadas em estado de atenção para o mesmo tipo de situação.

Confira a previsão do tempo na sua cidade
Saiba como se calcula a sensação térmica 

Às 19h25, as zonas leste, sudeste, oeste, centro e a Marginal Tietê foram normalizadas. Às 19h40, a situação foi considerada normal na zona sul e na Marginal Pinheiros. 

Em meio à chuva, uma casa desabou parcialmente na rua Jorge Rubens Neiva de Camargo, no Jabaquara, por volta das 18h40. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas, segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros. Elas foram encaminhadas ao pronto-socorro do hospital Jabaquara.

Também na zona sul, uma casa desabou na rua Giusepe Tartini, por volta das 21h30. Segundo a Defesa Civil da capital paulista, ninguém se feriu.

De acordo com o CGE, com base em dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 19h20 a capital paulista registrava 19 pontos de alagamento, 13 deles intransitáveis. Na rua Antônio de Pinho de Azevedo, em Cidade Ademar, passageiros de um ônibus ficaram ilhados e precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 18h. 

Além do trânsito, a chuva atrapalhou também a circulação dos trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Segundo o Metrô, por causa da precipitação, os trens da Linha 5-Lilás circulavam, às 19h20, com velocidade reduzida entre as estações Capão Redondo e Largo Treze. Na Linha 11-Coral da CPTM, o intervalo entre os trens foi ampliado às 18h entre as estações Guaianazes e Estudantes. Na Linha 12-Safira, a circulação de composições foi interropida às 18h entre as estações Aracaré e Calmon Viana.

Entre as zonas norte, oeste e o Centro da capital, a chuva é fraca, de acordo com o CGE.  Às 17h, segundo o centro, o aeroporto de Guarulhos registrou rajadas de vento de aproximadamente 37 km/h.

Sexta-feira deverá ter pancadas de chuva

Na sexta-feira, o sol aparece e a temperatura máxima beira os 33ºC. No final da tarde, a combinação entre o calor intenso e a chegada da brisa marítima favorece a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva. Como nos últimos dias, há potencial para chuvas fortes, raios e formação de alagamentos.

No sábado, aniversário de 460 anos da cidade de São Paulo, o sol aparece entre nuvens e a sensação será de tempo abafado. A partir da tarde, a formação de uma área de baixa pressão contribui para o aumento da instabilidade, causando fortes pancadas de chuva. Por conta do solo encharcado, o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de encostas permanece elevado. A temperatura varia entre 22ºC e 32ºC. 

Colaboraram com esta notícia os internautas Luangelica, Silvia Regina Tolaine e Danilo Pelorca, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade