Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva destrói centro judaico em Higienópolis: 'Parecia tsunami'

Parte do telhado cedeu, teto desabou e janelas do prédio foram estilhaçadas

22 set 2025 - 18h06
(atualizado às 18h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro Judaico Novo Horizonte, em Higienópolis, na região central de São Paulo, foi atingido pelas fortes chuvas que atingiram a capital nesta segunda-feira, 22. O local se preparava para realizar um jantar de Rosh Hashaná, Ano Novo judaico celebrado a partir do pôr do sol desta segunda-feira.

Centro Judaico Novo Horizonte, em Higienópolis, após chuvas desta segunda-feira, 22.
Centro Judaico Novo Horizonte, em Higienópolis, após chuvas desta segunda-feira, 22.
Foto: @cjnovohorizonte via Instagram / Estadão

Em uma das salas do imóvel, parte do telhado cedeu e o teto desabou. Janelas do prédio foram estilhaçadas e ao menos uma das portas foi derrubada pelos ventos. A rua Novo Horizonte, onde fica o centro, também ficou alagada.

"Parecia um tsunami. Eu estava tentando fechar a janela, mas ela estourou e eu caí no chão. Foi um prejuízo muito grande", disse ao Estadão o rabino Noach Gansburg, responsável pelo espaço. "O milagre é que as janelas não estouraram no quarto em que eu e os funcionários nos abrigamos. Também havíamos cortado as árvores no mês passado. Podia ser um dano em dobro."

O centro oferece programas educacionais e culturais sobre judaísmo para jovens de 1 a 22 anos. Agora, Gansburg afirma que pretende levar a entidade para outro endereço. "Eu já quero sair daqui há 20 anos. Temos muitos projetos sociais e precisamos de um espaço maior. Mas agora não tem mais jeito. Precisamos sair mesmo." As atividades e rezas no local foram suspensas, por ora.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade