Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia
O caso é investigado e reforça alerta sobre bebidas contaminadas
Sete pessoas foram internadas na Bahia com suspeita de intoxicação por metanol após consumirem bebida alcoólica contaminada em uma festa, e o caso reforça o alerta sobre os riscos dessa substância.
Sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, por suspeita de intoxicação por ingestão acidental de metanol após consumo de bebida alcoólica em uma festa de noivado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os pacientes estão em observação, com assistência em andamento, e os protocolos assistenciais foram acionados. A Sesab afirmou ainda que serão realizados exames laboratoriais e, caso necessário, será administrado antídoto específico.
O caso é investigado e reforça alerta sobre bebidas contaminadas. A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.
Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
Até o dia 20 de novembro, o Brasil havia registrado 62 casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Até aquela data haviam sido registradas 16 mortes, sendo nove em São Paulo, três no Paraná, três em Pernambuco e uma em Mato Grosso.