Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caraguatatuba prevê a maior roda-gigante da América Latina e o teleférico mais extenso do Brasil

Novo complexo, com previsão de abertura em 2028, explorará o Morro do Camaroeiro e o Morro Santo Antônio

1 fev 2026 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

Além das 17 praias distribuídas em 40 km de orla e cercadas pela Mata Atlântica, a prefeitura de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, quer algo a mais para atrair turistas.

A aposta da cidade litorânea é a implantação de um complexo turístico com a maior roda-gigante da América Latina, com cerca de 120 metros de altura, o teleférico mais extenso do Brasil, com 1,8 quilômetro de distância e 45 m de altura, áreas de lazer e restaurantes.

O complexo terá duas bases que serão ligadas pelo teleférico, o Morro do Camaroeiro e o Morro Santo Antônio. Hoje, de acordo com a prefeitura, ambos os lugares são pontos de contemplação, mas sem "estruturas" ou "aproveitamento total do potencial turístico".

A expectativa é de que as obras tenham início no segundo semestre, com prazo de conclusão estimado em até dois anos e meio. O projeto será implantado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A previsão é de custar cerca de R$ 150 milhões.

Vista do Morro Santo Antônio, em Caraguatatuba.
Vista do Morro Santo Antônio, em Caraguatatuba.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba / Estadão

"O projeto está em fase final para viabilização técnica e econômica. Com esses detalhes concluídos, a proposta será apresentada à população em audiência pública. A expectativa é finalizar essa etapa ainda no primeiro semestre", explica o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Veneziani da Silva (PSD).

Após essa primeira conclusão, será marcada a data da licitação, que deve levar de 45 a 60 dias. "De forma otimista, a licitação pode ser concluída em cerca de 100 dias. A obra tem prazo estimado de 30 meses, com fases distintas: as áreas administrativas, restaurantes e integrações turísticas devem começar no início, enquanto etapas mais complexas, como bases e cabeamento do teleférico, levam mais tempo."

A discussão da construção de um teleférico na cidade começou durante uma das gestões do ex-prefeito Antônio Carlos da Silva (na época PSDB), em meados de 2003. De acordo com o atual prefeito, filho de Antônio Carlos da Silva, o projeto foi reestruturado e amadurecido.

Lugares privilegiados

Os lugares escolhidos são classificados em diversos blogs de viagem como "joias da cidade". De acordo com Silva, no Morro do Camaroeiro ficará a estrutura administrativa do complexo e a maioria dos atrativos turísticos, como a roda-gigante. "Por conta do platô do local, temos quase 70 mil metros de área disponível para implementação e é ali que vão ter os maiores investimentos no que tange ao atrativo do turismo", explica.

Morro do Camaroeiro, em Caraguatatuba, já conta com estrutura que será revitalizada com novo complexo.
Morro do Camaroeiro, em Caraguatatuba, já conta com estrutura que será revitalizada com novo complexo.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba / Estadão

Já no morro Santo Antônio será a chegada do teleférico - ao pé da estátua do santo -, mas a grande prioridade do local será o que já é considerado uma tradição do local: um espaço dedicado à prática do voo livre. "Nós iremos modificar a rampa que tem hoje, uma delas deixa de existir e outra será ampliada. E ali, junto ao espaço terá bar, quiosque, banheiros, enfim, entretenimentos receptivos", resume.

Mateus Silva salienta que os pontos de contemplação continuarão existindo nos locais, assim como as trilhas e o acesso a pé aos morros. Tudo isso continua gratuito. "Só paga a utilização do serviço. Mas o acesso é livre, 100% gratuito", garante.

Para favorecer a ocupação da população local, o prefeito fala em serviços mais baratos nos dias de semana. "Na licitação a gente vai ter mais clareza de valores, mas é evidente que vão ser valores acessíveis para que seja uma prática recorrente da população de poder participar."

Outros atrativos já pensados para o novo complexo são um trenó de montanha, área de desenvolvimento da economia criativa e economia caiçara, museu da economia caiçara, tirolesa e bicicletas nas alturas (conhecida como Sky Bike). "Também queremos fomentar as práticas esportivas com lugar para ciclismo, revitalização das trilhas, esporte de montanha e corrida de aventura".

Maior roda-gigante da América Latina e maior teleférico do Brasil

Atualmente, a maior roda-gigante da América Latina é a Roda Rico, localizada no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, com 91 metros de altura e 80 metros de diâmetro.

A de Caraguá, terá uma base de 100 metros e o arco de 40 metros, tendo aproximadamente 120 metros de altura em relação ao solo, e diâmetro de 40 metros.

Outras rodas-gigantes que merecem destaque no País são:

  • Yup Star Rio, também conhecida como Rio Star. Localizada no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, com 88 metros de altura
  • Yup Star Foz, localizada próxima ao Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, Paraná. Também com 88 metros de altura.
  • FG Big Wheel, localizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, com 82 metros de altura

Já o teleférico será o maior do Brasil em extensão, com 1.800 metros por trajeto. Atualmente a maior do País em extensão é a de Poços de Caldas, em Minas Gerais, com 1.600 metros, trajeto que dura 16 minutos ida e volta.

Em questão de altura, o teleférico de Caraguatatuba terá 45 metros, mas outros espalhados pelo Brasil são mais altas. Há uma diferença entre teleférico e bondinho, que costuma ter cabines fechadas.

  • Teleférico de Caraguatatuba (SP): 1.800 metros de extensão; 45 metros de altitude
  • Teleférico de Poços de Caldas (MG): 1.600 metros de extensão; 400 metros de altitude
  • Teleférico Governador Eduardo Campos, em Bonito, Pernambuco: 1200 metros de extensão; 700 metros de altitude
  • Teleférico de Serra Negra (SP): 1.400 metros de extensão; 1000 metros de altitude
  • Teleférico de Nova Friburgo (RJ): 1.450 metros de extensão; 1.380 metros de altitude
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade