PUBLICIDADE

Arcebispo de BH, Dom Walmor é eleito presidente da CNBB

Eleição foi realizada durante assembleia em Aparecida (SP)

7 mai 2019 - 10h42
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi eleito nesta segunda-feira (6) presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A cerimônia de posse acontecerá na próxima sexta-feira (10).

Arcebispo de BH, dom Walmor, é eleito presidente da CNBB
Arcebispo de BH, dom Walmor, é eleito presidente da CNBB
Foto: Reprodução / Facebook / Ansa - Brasil

    A eleição ocorreu durante a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, realizada em Aparecida, no interior de São Paulo, e contou com a presença de 296 bispos. O arcebispo derrotou o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, e o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler.

    Walmor substituirá o cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, pelo próximo quadriênio (2019-2023). Em pronunciamento após a eleição, dom Walmor afirmou que a escolha de seu nome foi aceita com "simplicidade, humildade e principalmente com fé". Além disso, ele ressaltou que o "caminho é longo" e que sua liderança será "profética e sem ideologia". "Nosso olhar deve permanecer voltado para os mais pobres, fortalecendo nossas ações no exercício da caridade, do amor, na busca da justiça", disse o religioso, em nota.

    Nascido em Cocos, no interior da Bahia, dom Walmor se formou em Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG); fez mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália) e doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália).

    Ele foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador em 1998, pelo então papa João Paulo II. Em 2004, ele tornou-se arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte.

    Já em outubro de 2008, dom Walmor foi um dos quatro representantes do Brasil na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada no Vaticano. Desde 2014, o papa Francisco o nomeou como membro da Congregação para as Igreja orientais.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade