Lula discute Gaza com premiê da Índia e chefe da Autoridade Palestina
Petista reiterou compromisso do país com a paz no Oriente Médio
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discutiu a situação na Faixa de Gaza e temas da agenda global em conversas telefônicas mantidas separadamente com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o líder da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.
As conversas ocorreram no mesmo momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou o chamado "Conselho de Paz" para Gaza.
Segundo um comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, Lula e Modi "trocaram impressões sobre a situação global" e "reafirmaram sua convicção quanto à necessidade de uma reforma das Nações Unidas".
"Reiteraram, nesse sentido, seu compromisso com a paz em Gaza e, de modo geral, com a defesa da paz no mundo, do multilateralismo e da democracia", completou a nota.
Os líderes também conversaram sobre os preparativos para a visita de Estado do presidente Lula a Nova Délhi, prevista para ocorrer entre os dias 19 e 21 de fevereiro.
Em uma nota mais breve, o Planalto informou ainda sobre a conversa entre o chefe do Executivo brasileiro e o presidente da Autoridade Nacional Palestina.
Os mandatários "trocaram impressões sobre o plano de paz em curso e acordaram continuar mantendo contato sobre o tema".
Lula também "consultou Abbas sobre as perspectivas de reconstrução da região e reiterou o compromisso brasileiro com a paz no Oriente Médio". .