Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bernanke reafirma que Fed quer fortalecer atividade econômica

8 set 2011 - 15h14
Compartilhar

O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, afirmou nesta quinta-feira que o banco central norte-americano não poupará esforços para impulsionar o fraco crescimento econômico e reduzir o desemprego, mas não divulgou mais detalhes dos próximos passos de política monetária que podem ser tomados.

"O Fed fará tudo que puder para ajudar a restaurar altas taxas de crescimento e emprego num contexto de estabilidade de preços", afirmou Bernanke em comunicado preparado para o Clube de Economia de Minnesota.

No que poderia ser visto como uma tentativa de reduzir as preocupações de alguns de seus colegas sobre a possibilidade de que mais incentivos monetários aumentem a inflação, o chairman do Fed disse que uma elevação dos preços neste ano deve ser transitória.

"Nós vemos uma indicação pequena de que a taxa maior de inflação neste ano tenha se enraizado na economia."

Embora não tenha fornecido mais detalhes sobre suas perspectivas para inflação e enfatizado que o fraco crescimento não é suficiente para satisfazer o Fed, Bernanke disponibilizou poucas e novas percepções sobre o pensamento do banco central para alcançar a recuperação.

Ele reiterou fortemente as observações feitas há duas semanas, repetindo que o Fed possui um amplo leque de ferramentas para proporcionar estímulos adicionais e que está preparado para usá-los.

Uma não habitual fraqueza nos gastos do consumidor e uma persistente tensão no mercado financeiro com a crise da dívida na Europa, justamente com a redução do rating dos Estados Unidos, continuam brecando a recuperação, afirmou Bernanke.

O chairman do Fed alertou que um superzeloso aperto nos gastos do governo dos Estados Unidos no curto prazo poderá também desacelerar a "errática" recuperação.

"Uma substancial consolidação fiscal no curto prazo poderia adicionar obstáculos ao crescimento econômico e às contratações", afirmou ele.

(Reportagem de Mark Felsenthal e Pedro Nicolaci da Costa)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra