Atenção! Sol registra maior explosão do seu atual ciclo; veja o vídeo
Vídeo captou a enorme explosão solar, que pode ter sido a maior desde 2017.
Uma explosão solar de classe ~X6.3 foi recentemente registrada, representando um marco significativo. De acordo com os dados iniciais obtidos por satélites e sondas, esta é a maior explosão solar no atual ciclo 25 e a mais intensa desde 2017. Cientistas estão em processo de avaliação para determinar se essa explosão terá impacto na Terra, potencialmente afetando satélites, sistemas de telecomunicações e causando auroras em regiões distantes dos polos.
A explosão, proveniente da mancha solar AR3590, foi capturada por satélites em órbita da Terra às 19h34 desta quinta-feira, horário de Brasília. Nos últimos dias, têm sido registradas explosões solares de maior magnitude, com a de classe X sendo a mais intensa.
The Sun emitted a strong solar flare on Feb. 22, 2024, peaking at 5:34 p.m. EST. NASA's Solar Dynamics Observatory captured an image of the event, which was classified as X6.3. https://t.co/ltkQU9Izqw pic.twitter.com/qSaPdaP4ij
— NASA Sun & Space (@NASASun) February 22, 2024
De acordo com a Metsul Meteorologia, as explosões solares ocorrem quando a energia magnética se acumula na atmosfera solar e é liberada em uma intensa explosão de radiação eletromagnética. Classificadas por tamanho, a classe X representa a categoria mais poderosa, seguida pelas classes M, C, B e A, sendo as últimas demasiado fracas para afetar significativamente a Terra.
Essas explosões mais robustas podem resultar em ejeções de massa coronal, grandes rajadas de plasma no espaço. Em casos mais extremos, como a ocorrência recente, essas ejeções podem desencadear fortes tempestades geomagnéticas e auroras em latitudes médias em ambos os hemisférios. Essas tempestades solares também têm o potencial de perturbar comunicações de rádio e serviços de navegação GPS.
A proximidade do máximo do ciclo solar de onze anos explica a frequência desses eventos. O ciclo solar é um fenômeno em que o campo magnético do Sol passa por uma reversão completa a cada 11 anos. Isso influencia a atividade na superfície solar, como as manchas solares causadas pelos campos magnéticos.