Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apresentadora Rafa Brites explica experiência com a Síndrome da Impostora

Apresentadora e autora do livro "Síndrome da Impostora" relatou como tem reconhecido o medo e mantido a atuação profissional, inspirando mulheres que questionam as próprias capacidades

28 out 2025 - 21h21
Compartilhar
Exibir comentários

A apresentadora e influenciadora Rafa Brites abordou, em uma entrevista recente, sua vivência com a síndrome da impostora e a busca por harmonia entre as demandas profissionais e a vida familiar. O relato da autora do livro intitulado "Síndrome da Impostora" encontrou eco em outras mulheres que já expressaram dúvidas sobre seu próprio potencial.

Rafa Brites
Rafa Brites
Foto: Reprodução/ Instagram / Perfil Brasil

Em seu depoimento, Rafa Brites recordou um episódio no início de sua trajetória, quando optou por não seguir em um processo seletivo para um programa de trainees em uma corporação multinacional de grande porte. Ela narrou que, ao longo do tempo, percebeu que repetidamente se posicionava nesse lugar de questionamento. "Achava que era insuficiente, mas não ia à raiz dos problemas. Eu continuo tendo esses pensamentos de impostora, mas hoje me lanço ao que tenho de fazer mesmo assim", afirmou a apresentadora.

Para Renata Fornari, especialista em autoconhecimento e autoamor, a fala de Rafa constitui um convite para o reconhecimento dos próprios mecanismos de defesa com compaixão. Fornari interpreta o relato da apresentadora como "o despertar de uma mulher que começou a se enxergar além do olhar dos outros". A especialista complementa: "Quando ela diz que continua tendo os pensamentos, mas se lança mesmo assim, está vivendo o que eu chamo de autoamor em movimento, a coragem de agir mesmo quando a mente ainda tenta nos sabotar".

Segundo a abordagem de Fornari, o que Rafa Brites descreve é o processo de liberação de um padrão emocional que a especialista denomina de "Armadura da Sabotadora". Este padrão caracteriza-se pelo receio de manter o próprio sucesso, motivado pelo medo de consequências como a perda de afeto, liberdade ou pertencimento.

A especialista em autoamor descreve a "Sabotadora" como a mulher que alcança destaque, mas que hesita em brilhar intensamente. Seria aquela que absorveu a ideia de que se sobressair poderia resultar em alguma consequência desfavorável, incluindo a insegurança de não possuir a competência necessária para sustentar o sucesso atingido.

Atualmente, Rafa Brites exerce as funções de apresentadora, escritora e mãe, conciliando-as com a vida pessoal. Segundo o relato, essa conciliação ocorre com maior leveza, o que é visto como um exemplo de maturidade emocional. Fornari conclui que "A cura da impostora não é virar alguém que nunca duvida de si, é aprender a reconhecer o medo, sem deixar que ele dirija sua vida. É trocar o perfeccionismo pela presença".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade