Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aprender com erros fortalece a trajetória profissional

Errar faz parte da trajetória profissional e a forma como esses momentos são enfrentados pode influenciar o aprendizado, a confiança e a evolução na carreira. Especialista do ManpowerGroup Brasil analisa como lidar com erros de maneira construtiva contribui para o amadurecimento profissional e para relações de trabalho mais saudáveis.

3 fev 2026 - 11h14
Compartilhar
Exibir comentários

Errar faz parte da trajetória profissional, mas isso não impede que o momento em que um erro acontece venha acompanhado de insegurança e autocobrança. Mesmo diante de um equívoco pontual, muitos profissionais ainda reagem com medo de julgamento ou de consequências negativas no trabalho.

Foto: lithiumphoto / DINO

"Algumas empresas ainda cultivam culturas punitivas que transformam erros em tabus. Isso cria ambientes de medo, onde os profissionais deixam de inovar por receio de falhar. Mas é justamente no espaço entre o erro e a correção que ocorrem os maiores aprendizados", comenta Andréa Felgueiras, gerente-executiva de Marketing para Atração de Talentos no ManpowerGroup Brasil, consultoria global de soluções em RH.

Segundo a especialista, quando um erro acontece, uma das primeiras medidas envolve assumir a responsabilidade de forma tranquila e transparente, comunicando as pessoas da equipe que podem ser impactadas pela situação. A comunicação de que o erro foi identificado e de que uma solução está em andamento tende a ser associada à postura de maturidade profissional e fortalecimento da confiança nas equipes. 

Assim, tão crucial quanto reconhecer o equívoco é buscar alternativas para minimizar seus efeitos. Nesses momentos, o apoio de um mentor ou de um colega mais experiente pode contribuir para uma análise ampla da situação e para a identificação de alternativas. Esses profissionais podem colaborar com uma visão mais ampla e com conhecimento técnico, aumentando o repertório de alternativas consideradas.

"O episódio pode trazer aprendizados relevantes, como a necessidade de alinhamentos mais claros, a revisão de prazos ou uma gestão mais eficiente do tempo", explica Andréa. "Esses insights, quando compartilhados e discutidos abertamente, beneficiam não apenas o indivíduo, mas toda a organização", complementa.

A análise cuidadosa do que não saiu como planejado, em substituição a abordagens excessivamente punitivas, pode gerar aprendizados relevantes para a melhoria de processos e das relações de trabalho. "Empresas tendem a valorizar profissionais que demonstram resiliência, capacidade de adaptação, transparência e uma mentalidade focada em soluções. Lidar de forma construtiva com situações que fogem ao planejado contribui para o fortalecimento dessas competências", conclui a executiva do ManpowerGroup.

Website: https://blog.manpowergroup.com.br/como-lidar-com-erros-no-trabalho

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade