Sempre se disse que um carro elétrico é mais fácil de manter porque praticamente não exige trabalho mecânico; acontece que ele também é muito mais barato: custa até 54% menos que um carro a gasolina
Um motor a gasolina possui mais de 2 mil peças móveis, enquanto um motor de carro elétrico tem apenas cerca de vinte peças móveis
Carros elétricos são caros, sim, mas se pagam graças a um custo de funcionamento muito menor do que um carro a gasolina ou diesel, devido ao preço do carregamento doméstico e à redução significativa nos custos de manutenção.
Troca de óleo? Quase nunca. Escapamento? Nenhum. Velas de ignição? Nem isso. Os carros elétricos não são apenas silenciosos e não emitem poluentes, mas também exigem visitas menos frequentes à oficina. E isso pode significar uma economia de até 54% na manutenção.
Carro elétrico: a manutenção é entre 20% e 54% mais barata do que a de um carro a gasolina
Apesar da chegada de carros elétricos mais acessíveis, como o Citroën E-C3, o Renault 5 E-Tech de entrada ou o Hyundai Inter, por exemplo, os carros elétricos ainda são mais caros do que seus equivalentes a gasolina. É verdade, mas seus defensores garantem que o preço de compra mais alto será mais do que compensado ao longo do tempo, graças aos custos de funcionamento drasticamente menores.
Por um lado, carregar a bateria em casa é muito mais barato do que abastecer o tanque de gasolina, exceto quando se precisa usar postos de carregamento públicos, principalmente em rodovias. Por outro lado, os custos de manutenção seriam muito menores, tornando os carros elétricos mais econômicos a longo prazo.
Um carro a gasolina é composto, em média, por 30 mil peças. Destas, 2 mil peças móveis pertencem exclusivamente ao motor. Já o motor de um carro elétrico possui apenas cerca de 20 peças móveis.
Menos componentes ...
Matérias relacionadas