Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lição chinesa: por que a BYD acredita que a Europa está cometendo um erro histórico

Executiva da montadora chinesa critica recuos no Pacto Verde e afirma que insistir no motor a combustão pode custar à indústria europeia a liderança na próxima década

22 dez 2025 - 18h42
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A disputa global pela liderança da indústria automotiva elétrica ganhou mais um capítulo e, desta vez, o alerta veio direto de quem está na dianteira da corrida. Para Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, a tentativa da União Europeia de suavizar o fim dos motores a combustão não protege suas montadoras, mas aprofunda um problema que já existe: a falta de foco estratégico diante da ascensão chinesa.

Durante uma coletiva realizada em Londres, Li foi direta ao comentar os debates em torno do Pacto Verde Europeu e a flexibilização das metas ambientais. Para ela, o erro não está apenas no adiamento da proibição dos carros a combustão, mas na mensagem que isso envia à indústria. "Quando você impulsiona uma direção e depois recua, afeta todo o planejamento de pesquisa e desenvolvimento", afirmou. "Como competir com uma empresa que acredita apenas em um caminho?"

Na visão da executiva, o maior problema das montadoras europeias é tentar abraçar múltiplas tecnologias ao mesmo tempo. Enquanto parte da indústria divide recursos entre motores a combustão, híbridos, híbridos plug-in e elétricos puros, a BYD segue uma rota clara: eletrificação como eixo central, com elétricos e híbridos plug-in DM-i ocupando praticamente todo o portfólio. "Nunca há dinheiro suficiente para apostar em dois caminhos ao mesmo tempo", disse Li. "E quando se faz isso, nenhuma área é dominada de verdade".

A fala ajuda a entender por que a BYD afirma não se preocupar com eventuais revisões regulatórias na ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Revolução na Fiat e Jeep: a tecnologia secreta da Stellantis para acabar com incêndios em baterias

Novos Peugeot 3008 e 5008: recall de mais de 30 mil veículos devido a um problema conhecido

Durante décadas, Ford foi o símbolo do "carro a combustão americano", agora isso chegou ao fim

Na China, a Audi vende um carro de luxo com 700 cv por 30 mil euros; na Alemanha, ele custa o dobro

Chineses ressuscitam a Phelon & Moore, outra lendária marca europeia de motos

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade