Yaris, A4, Jimny Sierra, Stepway e mais: os carros que já saíram de linha em 2025
Lista de modelos que se aposentaram em 2025 é vasta e tem motivos que vão desde velhice e necessidade de substituição, até mecânica inapropriada
Além de marcas chinesas e modelos com diversos tipos de carroceria e propulsão, o mercado brasileiro não viveu só de lançamentos em 2025. Vários exemplares deixaram de atuar nas concessionárias das marcas, seja para dar espaço para novidades, ou mesmo porque já não faziam sentido para a marca. A Audi, por exemplo, decidiu acabar com o veterano A4 para dar lugar ao A5, que mudou completamente seu estilo a fim de caber nos padrões dos novos clientes que almeja alcançar.
O ano de 2025 ainda está longe do fim e ainda tem muita coisa para acontecer no calendário de lançamentos e aposentadorias. Por isso, algumas montadoras ainda preferem deixar dúvidas no ar. A Toyota, por exemplo, que já havia descontinuado a dupla Yaris Hatch e Yaris Sedan em 2024 a fim de abrir espaço na linha de Sorocaba (SP) para o novo Yaris Cross - previsto para outubro -, tinha até semana passada os modelos no configurador. Mas, agora é oficial, e comprar uma unidade zero-km dessa dupla é coisa do passado. A fabricação segue apenas para exportação.
Jaguar E-Pace, F-Pace e I-Pace
O reposicionamento da Jaguar, anunciado no ano passado, objetiva renovar todo o line-up da marca, apostando apenas em modelos elétricos. Por isso, o E-Pace e F-Pace saíram de cena em 2025. Cabe dizer que os novos modelos da Jaguar devem desembarcar no Brasil apenas em 2027.
Ainda na Jaguar, se o I-Pace tem motorização elétrica, poderia continuar no portfólio da Jaguar, correto? Não! Afinal, a marca britânica quer produtos mais sofisticados que atendam o segmento de extremo luxo (como Rolls-Royce, por exemplo), por isso, o modelo também deu adeus no começo do ano.
Tem aposentadoria para abrir espaço...
Longe do segmento de luxo, a Renault finalmente decidiu tirar o Stepway de linha. Era natural, pois não tinha sentido manter o modelo após a chegada do Kardian, um projeto mais moderno e que coloca a marca no páreo dos SUVs pequenos, concorrendo com nomes como Fiat Pulse e Volkswagen Tera.
Por falar em VW, o Polo GTS também foi descontinuado e, assim, pela primeira vez, a marca delegou a sigla (que vem do inglês Gran Tursimo Sport) à um SUV - no caso, o Nivus. O Nivus GTS foi lançado por aqui em maio com o mesmo motor 1.4 turbo de 150 cv do hatch e, além disso, ganhou mais esportividade, visual incrementado e lista de equipamentos bem completa.
...e também para fechar ciclos
Após encerrar suas operações no Brasil, a fabricante chinesa Seres, que não fez sucesso por aqui, decidiu abandonar o barco. Sem lojas e sem carros, quem não comprou os SUVs elétricos Seres 3 e Seres 5 não compra mais.
Outro SUV que encerrou seu ciclo no Brasil foi o Jeep Compass com motor 2.0 turbodiesel. Neste caso, porém, a aposentadoria veio por conta do fim de vida do propulsor que, alias, não poderia ser comercializado no País devido às regras rígidas da fase L8 do Proconve. O mesmo vale para o Suzuki Jimny Sierra, que só está à espera do fim dos estoques para dar adeus ao Brasil.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!