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VW T-Cross perde estrelas de segurança no Euro NCAP; o que mudou?

Versão europeia do SUV compacto ficou com três estrelas no relatório da entidade; sistemas eletrônicos de segurança foram maiores vilões

22 out 2025 - 09h41
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O Volkswagen T-Cross, um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil, teve sua nota rebaixada no mais recente teste de colisão realizado pelo Euro NCAP, órgão europeu de referência em segurança automotiva. O modelo passou de cinco para três estrelas na nova avaliação, divulgada nesta semana.

O rebaixamento se deve principalmente à atualização dos protocolos de segurança do Euro NCAP, que ficaram ainda mais rigorosos em 2025. Segundo a entidade, os sistemas de assistência e proteção do T-Cross não acompanharam as novas exigências, o que comprometeu o resultado final. Com isso, o SUV passou a figurar no mesmo patamar de veículos mais simples vendidos na Europa, como o MG5 e o Dongfeng Box.

Volkswagen T-Cross no teste do EuroNCAP
Volkswagen T-Cross no teste do EuroNCAP
Foto: Euro NCAP/Divulgação / Estadão

Nos testes, o T-Cross obteve 74% de proteção para adultos e 81% para crianças, índices considerados aceitáveis, mas inferiores aos dos líderes da categoria. Os pontos mais críticos foram a proteção de pedestres e ciclistas (60%) e o desempenho dos sistemas de assistência ao motorista (57%).

O Euro NCAP classificou o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) como "marginal", destacando falhas em cenários específicos e a ausência de recursos como o alerta de abertura de porta para ciclistas e o monitor de atenção do motorista, que detecta fadiga, mas não uma distração do motorista.

Volkswagen T-Cross no teste do EuroNCAP
Volkswagen T-Cross no teste do EuroNCAP
Foto: Euro NCAP/Divulgação / Estadão

Apesar da nota menor na Europa, o T-Cross fabricado no Brasil havia obtido cinco estrelas no Latin NCAP em 2019, quando os critérios eram mais brandos. Desde então, o protocolo latino-americano também foi revisado, tornando-se mais rigoroso. e uma nova atualização está prevista para 2026.

O resultado europeu, portanto, não necessariamente seria igual ao desempenho do modelo nacional, mas indica que o SUV da Volkswagen precisará evoluir em segurança ativa e assistências eletrônicas para acompanhar os padrões mais exigentes do mercado global.

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Estadão
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