Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

VW Nivus de nova geração aparece em flagra e pode ser híbrido com base de Golf

Montadora começa a testar crossover nas ruas do País, mas lançamento ainda vai demorar e é esperado para 2028; próximo Nivus será maior e poderá ter mesma base do Golf

20 ago 2025 - 11h37
Compartilhar
Exibir comentários

A Volkswagen já iniciou os trabalhos para desenvolver a próxima geração do Nivus no Brasil. Agora, novas imagens divulgadas pelo perfil @placaverde confirmam que as primeiras unidades de teste estão em circulação no país. A estreia do modelo está prevista para 2028, trazendo mudanças relevantes em tamanho, eletrificação e tecnologia. A versão híbrida contará com um sistema de 48V capaz de movimentar as rodas, devendo chegar também até 2028.

O flagra mais recente revela mais informações do que a primeira aparição registrada no fim do mês passado. A unidade de testes chama atenção pela camuflagem pesada aplicada na dianteira e na traseira, um detalhe curioso já que o Nivus passou por reestilização há menos de um ano.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Placa Verde (@placaverde)

Observando os prolongamentos próximos às caixas de roda, é possível notar que não se trata apenas de um Nivus atual disfarçado, mas sim de uma mula de desenvolvimento da nova geração, que será mais larga que a atual.

Nova plataforma significa evolução para o Nivus

O novo Nivus, assim como o futuro T-Cross, utilizará a plataforma MQB Hybrid, evolução da MQB-A1 (MQB 37) usada no Golf de sétima geração, maior que a MQB-A0 aplicada nos Nivus e T-Cross atuais. Essa nova base permitirá a adoção de sistemas híbridos e de tecnologias de segurança mais avançadas, com custo menor do que migrar para a MQB Evo do Golf de oitava geração, adotada na Europa.

Além de suportar eletrificação, a MQB Hybrid traz maior largura, o que dará mais porte aos modelos nacionais. Tanto Nivus quanto T-Cross terão um sistema híbrido pleno, com capacidade de rodar apenas no modo elétrico em determinadas situações.

O conjunto mecânico deve ser o motor 1.5 eTSI Evo2 flex, de 150 cv e 25,5 mkgf, associado a um sistema micro-híbrido de 48V (MHEV) — e não um híbrido pleno como se especulava. Batizado de eTSI Plus, o sistema estreia no novo T-Roc ainda em agosto e poderá mover as rodas em manobras, arrancadas e partidas do motor. O propulsor elétrico, chamado PTG, deve oferecer 24 cv e 23,4 mkgf, auxiliando na redução do consumo e das emissões.

A transmissão poderá ser o DSG de dupla embreagem com sete marchas ou um automático convencional de oito velocidades. O motor 1.0 turbo também deve receber a tecnologia MHEV de 48V para rivalizar com os híbridos leves da Stellantis, que usam um sistema de 12V.

O T-Cross será o primeiro a chegar, em 2027, com dimensões próximas às do novo Nissan Kicks, possivelmente substituindo o Taos. Já o Nivus virá em 2028, maior e com espaço para posicionar o Tera acima na linha da marca. Visualmente, deve seguir a identidade dos SUVs europeus da Volks, como o novo T-Roc, Tiguan e Tayron.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade