Waymo suspende carros autônomos em São Francisco após apagão causar caos no trânsito
Sem semáforos, robotáxis ficaram "confusos" e bloquearam cruzamentos; assista ao vídeo
Os carros autônomos da Waymo provocaram um grande congestionamento em São Francisco, nos Estados Unidos, neste domingo, 21. Os robotáxis ficaram desorientados após um apagão desligar semáforos em diversos pontos da cidade. A pane fez a empresa suspender o serviço temporariamente.
Ao jornal The Independent, a companhia que pertence à Alphabet, controladora do Google, apontou que trabalha com as autoridades municipais para monitorar a estabilidade da infraestrutura. A organização indica que planeja retomar os serviços o mais breve possível.
A interrupção da oferta de viagens nos carros autônomos da Waymo começou às 20h do sábado, 20. Foi quando aconteceu a queda de energia que afetou 125 mil residências e comércios.
Os veículos da empresa teriam ficado perdidos com os semáforos fora de funcionamento, simplesmente parando nas vidas e gerando longas filas de carros atrás deles. Pedestres encheram as redes sociais de vídeos dos carros desorientados.
Causa do apagão em São Francisco
O caos de carros autônomos da Waymo não causou, no entanto, nenhuma consequência mais grave. Não foram registrados acidentes ou pessoas feridas por causa da situação. A queda de energia teria sido causada por um problema em uma subestação na manhã do sábado.
A Pacific Gas & Electric Co, concessionária de energia que atua na região, declarou estar trabalhando intensamente para normalizar o serviço o quanto antes à população afetada.
Waymo avança com serviço de carros autônomos
Apesar da questão pontual, a Waymo trabalha na expansão de seu serviço de carros autônomos. Atualmente, os robotáxis da empresa estão disponíveis em cinco cidades dos Estados Unidos: Atlanta, Austin, Phoenix, Los Angeles e São Francisco.
Outros 11 municípios estão no mapa de crescimento da companhia, com lançamento da oferta de corridas em carros autônomos da marca previsto. Entre essas regiões está, inclusive, a capital, Washington DC.
O serviço avança, ainda, para testes em 12 outras localidades. Uma delas representa também o primeiro passo da internacionalização, em Tóquio, no Japão. Entre experimentações e operação real, os carros autônomos da empresa já rodaram 160 milhões de quilômetros e, com isso, acumularam uma série de aprendizados sobre a vida real nas ruas. O apagão em São Francisco é mais um deles e talvez contribua para evitar novas panes nos carros em situações parecidas no futuro.