Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

VW ID. Cross Concept mostra como será o próximo T-Cross em versão elétrica

Feito sobre a plataforma do ID. Polo, SUV será revelado ao público no Salão de Munique; motor dianteiro elétrico gera 211 cv e bateria tem autonomia para 420 km

9 set 2025 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários

Em uma real ofensiva contra marca chinesas na Europa, a Volkswagen revelou seu terceiro modelo elétrico de nova geração que promete tornar os carros a bateria da marca alemã mais acessíveis. Ainda um conceito, o ID. Cross tem a mesma plataforma do ID. Polo e mostra como será a próxima geração do SUV compacto T-Cross em versão totalmente elétrica.

Esta nova plataforma é uma versão da arquitetura MEB, presente nos atuais modelos da família ID, porém com tração dianteira. A base estreia já em 2026 com o ID. Polo e o ID. Polo GTI, e dará origem ao novo T-Cross elétrico, que definitivamente será um carro bem mais moderno que o modelo a combustão disponível na Europa e aqui no Brasil - onde, aliás, é o SUV mais vendido.

Traseira tem lanternas com toque retrô em posição elevada e logotipo iluminado
Traseira tem lanternas com toque retrô em posição elevada e logotipo iluminado
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Visualmente, o ID. Cross parece ter linhas finais, prontas para ganhar produção em série. O desenho não guarda heranças do T-Cross que conhecemos e é marcado pelos conjuntos ópticos modernos e que formam peças únicas - faróis e lanternas vão de lado a lado, conectando o logotipo da marca iluminado. A iluminação, claro, é Full LED com assinatura marcante.

Motor de 211 cv e tamanho de T-Cross

Nesta apresentação, a Volkswagen revelou alguns números do conceito ID. Cross. Por exemplo, o tamanho é praticamente o mesmo do T-Cross europeu, que é um tico menor que o brasileiro (cuja base MQB-A0 é alongada). São 4,16 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos. O porta-malas leva 450 litros, e cabem mais 25 litros no compartimento frontal que fica sob o capô.

SUV promete bom desempenho na futura versão elétrica com 211 cv de potência
SUV promete bom desempenho na futura versão elétrica com 211 cv de potência
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Os dados de desempenho são promissores. O motor elétrico dianteiro gera 211 cv de potência máxima e a velocidade máxima do SUV alcança 175 km/h. Além disso, a bateria (de capacidade não divulgada) fornece, quando totalmente carregada, autonomia para até 420 km no ciclo global WLTP. Ademais, o conceito usa rodas grandes de 21 polegadas com pneus 235/40.

Interior é minimalista, mas preserva botões essenciais como os do ar-condicionado
Interior é minimalista, mas preserva botões essenciais como os do ar-condicionado
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Interior do ID. Cross lembra elétricos chineses

Por dentro, o conceito do futuro T-Cross elétrico (previsto para chegar em 2027) mostra que os alemães "aceitaram" a influência da China. A cabine é ampla, tem um console flutuante entre os bancos dianteiros e um painel com pouco botões e duas telas em destaque. O multimídia de 13? é grande e tem borda fina, bem ao estilo dos elétricos de BYD, GWM, Geely e cia.

Entretanto, a Volkswagen vai preservar alguns comandos físicos, como os botões da régua central para ajuste do ar-condicionado de duas zonas, e outro no console para o volume do som. O volante quadrado de dois raios também tem diversos comandos para operar sistemas e telas, e a alavanca de acionamento do câmbio fica na coluna de direção, tal como nos demais modelos ID.

ID. Cross tem cabine ampla e console flutuante entre os bancos dianteiros
ID. Cross tem cabine ampla e console flutuante entre os bancos dianteiros
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Como se trata de um conceito, a cabine do ID. Cross é um tanto futurista. Há vasto revestimento de tecido no painel, bancos e portas - a versão de produção certamente será mais "comum", com plásticos. O quadro de instrumentos é digital, com tela de 11?. E o carregador por indução acomoda dois smartphones e tem "modo silencioso": ao colocar a tela virada para baixo, o sistema silencia alertas e mostra apenas informações essenciais.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade