VW ID. Cross Concept mostra como será o próximo T-Cross em versão elétrica
Feito sobre a plataforma do ID. Polo, SUV será revelado ao público no Salão de Munique; motor dianteiro elétrico gera 211 cv e bateria tem autonomia para 420 km
Em uma real ofensiva contra marca chinesas na Europa, a Volkswagen revelou seu terceiro modelo elétrico de nova geração que promete tornar os carros a bateria da marca alemã mais acessíveis. Ainda um conceito, o ID. Cross tem a mesma plataforma do ID. Polo e mostra como será a próxima geração do SUV compacto T-Cross em versão totalmente elétrica.
Esta nova plataforma é uma versão da arquitetura MEB, presente nos atuais modelos da família ID, porém com tração dianteira. A base estreia já em 2026 com o ID. Polo e o ID. Polo GTI, e dará origem ao novo T-Cross elétrico, que definitivamente será um carro bem mais moderno que o modelo a combustão disponível na Europa e aqui no Brasil - onde, aliás, é o SUV mais vendido.
Visualmente, o ID. Cross parece ter linhas finais, prontas para ganhar produção em série. O desenho não guarda heranças do T-Cross que conhecemos e é marcado pelos conjuntos ópticos modernos e que formam peças únicas - faróis e lanternas vão de lado a lado, conectando o logotipo da marca iluminado. A iluminação, claro, é Full LED com assinatura marcante.
Motor de 211 cv e tamanho de T-Cross
Nesta apresentação, a Volkswagen revelou alguns números do conceito ID. Cross. Por exemplo, o tamanho é praticamente o mesmo do T-Cross europeu, que é um tico menor que o brasileiro (cuja base MQB-A0 é alongada). São 4,16 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos. O porta-malas leva 450 litros, e cabem mais 25 litros no compartimento frontal que fica sob o capô.
Os dados de desempenho são promissores. O motor elétrico dianteiro gera 211 cv de potência máxima e a velocidade máxima do SUV alcança 175 km/h. Além disso, a bateria (de capacidade não divulgada) fornece, quando totalmente carregada, autonomia para até 420 km no ciclo global WLTP. Ademais, o conceito usa rodas grandes de 21 polegadas com pneus 235/40.
Interior do ID. Cross lembra elétricos chineses
Por dentro, o conceito do futuro T-Cross elétrico (previsto para chegar em 2027) mostra que os alemães "aceitaram" a influência da China. A cabine é ampla, tem um console flutuante entre os bancos dianteiros e um painel com pouco botões e duas telas em destaque. O multimídia de 13? é grande e tem borda fina, bem ao estilo dos elétricos de BYD, GWM, Geely e cia.
Entretanto, a Volkswagen vai preservar alguns comandos físicos, como os botões da régua central para ajuste do ar-condicionado de duas zonas, e outro no console para o volume do som. O volante quadrado de dois raios também tem diversos comandos para operar sistemas e telas, e a alavanca de acionamento do câmbio fica na coluna de direção, tal como nos demais modelos ID.
Como se trata de um conceito, a cabine do ID. Cross é um tanto futurista. Há vasto revestimento de tecido no painel, bancos e portas - a versão de produção certamente será mais "comum", com plásticos. O quadro de instrumentos é digital, com tela de 11?. E o carregador por indução acomoda dois smartphones e tem "modo silencioso": ao colocar a tela virada para baixo, o sistema silencia alertas e mostra apenas informações essenciais.
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