Volkswagen Tera conquista nota máxima em crash test do Latin NCAP
Recém-lançado e produzido no Brasil, Volkswagen Tera obtém nota máxima de 5 estrelas no crash test do Latin NCAP divulgado nesta quarta
O Latin NCAP acaba de divulgar mais uma rodada de testes de 2025. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe avaliou o novo Volkswagen Tera, que obteve a nota máxima de cinco estrelas no crash test. O Tera já é produzido e vendido no Brasil e será comercializado em outros mercados da América do Sul e da África.
O Volkswagen Tera, fabricado no Brasil, alcançou cinco estrelas. O modelo, que oferece seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão e Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS) como opcional, alcançou 89,88% de proteção para Ocupante Adulto, 87,25% para Ocupantes Infantis, 75,77% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 84,76% em Assistência à Segurança.
O veículo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias, AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistemas de Assistência de Velocidade (SAS), Sistemas de Assistência de Faixa (LSS) e Detecção de Ponto Cego (BSD).
A frenagem autônoma de emergência é oferecida como equipamento de série em todas as versões em todos os mercados, exceto na Argentina, onde a tecnologia é padrão apenas na versão topo de gama e opcional nas demais versões. De acordo com o Latin NCAP, o Volkswagen Tera apresentou um bom desempenho geral, com estrutura e área dos pés estáveis.
A proteção para o peito do condutor no teste de impacto frontal poderia ser melhorada. A proteção infantil apresentou níveis médios a bons nas provas dinâmicas, podendo alcançar melhores resultados. A proteção dos pedestres na parte superior das pernas também poderia ser aperfeiçoada.
O desempenho do AEB mostrou resultados robustos em todos os cenários de teste, atendendo os requisitos de disponibilidade do Latin NCAP e obtendo pontuação quase máxima. O SAS cumpre os requisitos técnicos e é oferecido como equipamento de série.
O BSD e o LSS, que são opcionais, apresentaram bom desempenho, mas não puderam ser pontuados porque seu volume de disponibilidade não cumpre os requisitos do Latin NCAP. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica em equipamentos de segurança passiva dos modelos desde 2010 e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho, como a Frenagem Autônoma de Emergência.
“O resultado do Volkswagen Tera é um dos mais relevantes dos últimos anos do Latin NCAP. Este modelo, que aspira a ser popular em preço e vendas, demonstra mais uma vez que a segurança cinco estrelas pode ser padrão e produzida na região. É fundamental que a Volkswagen tenha decidido oferecer AEB de série em quase todos os mercados da região em um modelo tão popular”, afirmou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.