Volkswagen revela teaser do ID.One e confirma novo carro elétrico popular
Na briga contra as chinesas BYD e GWM, novo Volkswagen ID.One será o carro elétrico de entrada da marca alemã e chegará ao mercado em 2027
A Volkswagen está de olho no segmento de carros elétricos de entrada e quer brigar com as chinesas BYD e GWM também na Europa. A montadora alemã divulgou nesta quarta-feira, 5, um teaser do seu novo modelo popular, que será revelado em versão conceitual em março. Com data de estreia para 2027, o novo carro elétrico popular custará aproximadamente 20.000 euros (cerca de R$ 120 mil) e se chamará ID.One.
Apesar da marca não ter indicado oficialmente o nome, de forma mais atenta é possível ver uma placa escrita ID.One na dianteira do conceito. Vale lembrar que a Volkswagen revelou em 2023 o conceito ID.2all, que tem porte de Polo. Já o inédito Volkswagen ID.One terá medidas semelhantes às do finado Up, conforme a própria marca enfatizou em um post em suas redes sociais.
O design ainda é um mistério, uma vez que o teaser não revela muitos detalhes além da silhueta do modelo. No entanto, é possível perceber que o novo conceito Volkswagen ID.One terá linhas mais retas com cantos arredondados, em estilo mais minimalista e moderno.
A dianteira ainda terá luzes de LED nos faróis retangulares e no para-choque. A grade frontal interliga os faróis, e parece ter design fechado. Grande parte das linhas deve se repetir na versão de produção do ID.One, que chegará ao mercado europeu em 2027. Ele será feito sobre a plataforma modular MEB, exclusiva para carros elétricos.
Essa base também será utilizada pelo futuro ID.2all, que terá uma versão de produção revelada ainda este ano na Europa. O novo modelo chegará ao mercado em 2026 e custará cerca de 25 mil euros (R$ 150 mil em conversão direta), com direito até a uma versão esportiva GTI.
Nos próximos anos, a Volkswagen ainda pretende lançar novas gerações elétricas do Golf e do SUV T-Roc, que serão feitas sobre a nova plataforma SSP. Para o mercado brasileiro, os ainda inéditos ID.One e ID.2all podem chegar daqui a alguns anos para brigar com os elétricos de marcas chinesas. No entanto, ainda não há uma data para o lançamento da dupla no país.