Volkswagen diz que custos com tecnologia limitarão lucro
12 mar2012 - 11h31
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A busca da Volkswagen por lucros recordes pode ter que esperar um pouco neste ano, à medida que a maior montadora da Europa investe em uma reformulação de sua tecnologia. A VW tem uma meta de chegar ao recorde de 11,3 bilhões de euros (US$ 14,8 bilhões) no lucro operacional em 2012 antes de desejar outro aumento em 2013, disse a companhia em seu relatório anual publicado nesta segunda-feira. A receita pode superar a do ano passado, de 159,3 bilhões de euros, em 2012 e 2013.
"Precisamos restaurar nosso desenvolvimento substancial e custos de iniciação de negócios", disse o presidente-executivo, Martin Winterkorn, em uma coletiva de imprensa da VW em Wolfsburg.
Esforços iniciados em 2012 para expandir o compartilhamento de componentes nos veículos de pequeno e médio portes da VW pode gerar "economias substanciais" no longo prazo, disse ele.
A VW estima que o compartilhamento de peças em suas marcas, incluindo na divisão de luxo Audi e na unidade tcheca Skoda, pode cortar custos de produção em 20% e tempo de montagem em 30% - parte de sua ambição de tornar-se a maior montadora do mundo até 2018.
O crescimento contínuo dos mercados automotivos na Ásia, Estados Unidos, América Latina e Rússia pode ajudar a aumentar as entregas do grupo neste ano para além dos 8,3 milhões de carros alcançados em 2011. A empresa planeja lançar mais de 40 novos modelos ou atualizações de modelos existentes em 2012, segundo Winterkorn. A VW disse o lucro operacional do quarto trimestre caiu quase 1%, para 2,29 bilhões de euros.
Flexibilidade
"O insuperável boom automotivo está dando um impulso adicional para nossos planos de crescimento", disse Winterkorn nesta segunda-feira, acrescentando que o mercado global para automóveis e veículos comerciais leves pode exceder 100 milhões de unidades até 2018.
O novo sistema da VW de produção de veículos é mais flexível do que outras plataformas e permite com que a fabricante construa modelos com diferentes alturas, larguras e comprimentos. A nova arquitetura é desenhada para o uso em até 3,5 milhões de carros pequenos e médios, incluindo o novo Audi A3 compacto e a próxima geração do Golf, o mais vendido da montadora.
A VW disse em setembro último que 62,4 bilhões de euros serão gastos nas fábricas, em veículos e em desenvolvimento. A montadora ainda não revelou os custos de lançamento de sua nova tecnologia para carros compactos, embora admita que haverá impacto nos resultados.
Além disso, a VW ainda enfrenta problemas para se associar às operações automotivas da Porsche SE, disse Winterkorn. A VW enfrenta o possível pagamento de cerca de 1 bilhão de euros em impostos se for comprar os 50,1% restantes do negócio de veículos da Porsche antes de 2014.
A montadora alemã abandonou seus planos para uma fusão total com a Porsche em setembro do ano passado após processos contra a fabricante de carros esportivos nos EUA e na Alemanha terem complicado a avaliação da Porsche.
O Up! Eco é uma das apostas da Volkswagen no segmento de carros compactos
Em Genebra, o Chevrolet Volt ou Opel/Vauxhall Ampera foi escolhido o Carro do Ano 2012, segundo 59 jornalistas de 23 países europeus, deixando para trás outros seis finalistas: Citroën DS 5, Fiat Panda, Ford Focus, Range Rover Evoque, Toyota Yaris e Volkswagen Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
Quase deixando o Volt/Ampera para trás, aparece o Nissan Leaf, que custa menos e não possui motor à combustão, sendo o primeiro modelo 100% elétrico de produção
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta92 - O Toyota Prius híbrido já está na terceira geração
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
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Foto: Peter Fussy / Terra
A empresa alemã EHLine comercializa bicicletas, scooters e carrinhos de golfe 100% elétricos
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
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O Moduleo é um veículo elétrico modular, que pode se transformar em compacto, sedã ou picape. A autonomia é de 150 km, com velocidade máxima de 90 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
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A italiana Belumbury comercializa o Dany, veículo elétrico com apelo feminino
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
Para até quatro pessoas, o Neoma, da Lumeneo, percorre até 150 km com uma carga de bateria e tem velocidade máxima de 110 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
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O Toyota Prius híbrido já está na terceira geração
Foto: Peter Fussy / Terra
A EDAG lançou em Genebra o conceito elétrico de um veículo para ser compartilhado em grandes centros urbanos - você estaciona em um lugar e outra pessoa pode voltar com ele pra casa
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
Mesmo os amantes do design esportivo já têm opções ecologicamente mais sustentáveis. A Tesla Motors já vendeu 2,2 mil unidades de seu Roadster, que faz de zero a 100 km/h em 3s7 apenas com motor elétrico
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
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A Tesla Motors mostrou em Genebra uma versão beta do sedã S, que será comercializado ainda este ano. Segundo a marca, já foram feitos 8 mil pedidos pelo veículo com motor elétrico que gera até 362 cavalos de potência, por preços a partir de US$ 50 mil nos Estados Unidos
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
Veículo experimental da Opel promete percorrer 100 km com apenas 1 euro
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
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Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
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Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
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Foto: Peter Fussy / Terra
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