Volkswagen confirma: próxima geração da Amarok será híbrida e chega em 2027
Marcellus Puig, chefe da VW Argentina, detalhou ao governo o investimento de US$ 580 milhões que será feito na fábrica de Pacheco para a produção da nova picape
A próxima geração da Volkswagen Amarok será híbrida. É o que confirmou Marcellus Puig, presidente da VW da Argentina, em encontro com líderes do governo de Javier Milei nesta terça-feira (5). O executivo se reuniu com o ministro da Economia, Luis Caputo, e o secretário de Coordenação de Produção, Pablo Lavigne.
Em postagem feita na rede social X, Caputo relatou o encontro com Lavigne e Puig no Ministério da Economia. O executivo disse que o investimento de US$ 580 milhões será destinado à produção da "nova picape Amarok híbrida na fábrica de General Pacheco", localizada no subúrbio da capital Buenos Aires.
A informação chancela o que o Jornal do Carro publicou sobre a próxima geração da picape. O modelo será feito no país vizinho sobre a plataforma multienergia compartilhada pela chinesa SAIC, parceira antiga da VW. A arquitetura é a mesma da picape Maxus Terron (também chamada de Interestellar X), à venda na China.
Como será a próxima VW Amarok
A nova Amarok já está em testes no Brasil e será maior que a atual. O modelo chinês tem 5,50 metros de comprimento, 2,00 m de largura, 1,86 m de altura e 3,30 m de distância entre-eixos. Ou seja, tem tamanho próximo ao da (também híbrida) BYD Shark. Um detalhe curioso é o chassi "semi-monocoque".
O principal trunfo da plataforma da Maxus Terron é a possibilidade de oferecer versões híbridas HEV e do tipo plug-in PHEV. Até mesmo uma versão 100% elétrica está disponível, embora ainda seja algo difícil visualizar na picape da Volkswagen.
Por dentro, a picape chinesa é bastante moderna. Tem duas telas combinadas de 12,3 polegadas no painel e poucos botões físicos. Entretanto, a VW já reforçou que a nova Amarok terá estilo próprio. Não será um "rebadge" (troca de logotipos).
Sobre a futura mecânica, pouco se sabe até o momento. A picape deverá manter o conjunto atual, formado pelo motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv de potência e 59,1 mkgf de torque máximo, e o câmbio automático de oito marchas, com tração integral 4MOTION. Na China, a Maxus Terron tem versões 2.5 turbodiesel e 100% elétrica (BEV). Por ora, não há opções híbridas da chinesa.
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