Tudo indica que o Fiat Uno pode voltar como elétrico popular
Olivier François, CEO global da Fiat, disse em entrevista que o carro elétrico popular da Fiat estreia em 2024 na Europa
Até o final da década a Stellantis começará a produzir carros elétricos no Brasil e essa decisão, no que diz respeito à marca Fiat, será em parte afetada pelo que acontecerá na Europa. Por isso, tudo indica que, quando chegar a vez da marca líder no Brasil, o carro elétrico pode ser mesmo o Fiat Uno.
Não há uma informação oficial sobre isso, porém há mais uma entrevista do CEO global da Fiat, Olivier François, publicada na mídia europeia, de que o carro elétrico popular da marca será lançado em meados de 2024 e será baseado no Fiat Panda. Não custa lembrar que o Fiat Uno brasileiro era uma variação do Fiat Panda italiano.
O Panda elétrico deve custar entre 18.000 e 20.000 euros, segundo a mídia italiana. A Fiat tem um novo conceito de carro elétrico há tempos, o Fiat Centoventi, mas é difícil aplicar todas as inovações contidas nele. Pelo menos inicialmente o carro deve ser menos disruptivo. O carro deve ter cerca de 4 metros de comprimento.
O design do Fiat Panda elétrico ainda é um mistério, mas ele deve ser formas mais quadradas do que as atuais arredondadas, portanto mais próximo do que conhecemos no conceito Fiat Centoventi.
Elétricos da Jeep e da Peugeot vêm primeiro
No Brasil, a Stellantis terá uma arquitetura própria para carros elétricos, que pode ser usada em várias plataformas. O primeiro carro elétrico nacional da Stellantis (2027 ou 2028) deve ser da Jeep.
Uma fonte da Stellantis afirma que o Jeep Avenger não é o favorito porque ele tem o mesmo porte do Jeep Renegade. Tanto o Renegade quanto o Compass podem surgir como primeiro elétrico. A Peugeot também está na frente da Fiat nessa corrida de carros elétricos.
Quando surgir a vez da Fiat, entretanto, tudo indica que o carro elétrico pode mesmo ser o Uno. Seria o relançamento de um automóvel emblemático na história do Brasil. Se isso se confirmar, não será uma cópia do Fiat Panda elétrico, mas sim uma criação da Stellantis América do Sul utilizando vários recursos e experiências já utilizadas na Europa.
Antonio Filosa, CEO da Stellantis América do Sul, já declarou sua preferência por veículos híbridos flex, para usar as vantagens do etanol na descarbonização, mas também disse que o mercado pode apontar novos rumos a seguir. No momento, existe um fenômeno de queda acentuada dos preços dos carros elétricos de entrada, pela pressão da BYD.
Quantos anos levará para que o mercado brasileiro tenha capacidade para absorver um alto volume de veículos elétricos é uma pergunta sem resposta. Mas, no Brasil, a Fiat nunca ficou para trás; pelo contrário, ela dita o ritmo da maioria das mudanças.
Portanto, para o futuro, considerando as tendências atuais no Brasil e na Itália, um Fiat Uno elétrico é bastante plausível para o final desta década.
