Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Toyota Yaris Cross já está em pré-venda e vai de R$ 161 mil a R$ 190 mil

Inédito modelo fabricado no Brasil estreia em quatro versões e é o primeiro SUV compacto com sistema híbrido full, com tração elétrica

19 nov 2025 - 16h29
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross
Foto: Toyota / Guia do Carro

A Toyota fez uma verdadeira operação de guerra e conseguiu lançar o Yaris Cross dois meses depois do vendaval que destruiu sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP). O Yaris Cross tem grande semelhança visual com o Corolla Cross pré-facelift, com uma enorme grade dianteira e vincos muitos fortes em toda a carroceria.

O frontal é meio déjà vu, mas o Yaris Cross tem design forte

Apesar do frontal meio déjà vu, o Yaris Cross é muito bonito. Ele facilmente vai se destacar nas ruas e na categoria. Mas seu maior diferencial ficará escondido sob o capô: duas versões HEV fazem do Toyota Yaris Cross o primeiro SUV compacto produzido no Brasil com sistema híbrido flex completo, que oferece tração elétrica e não precisa ser plugado na tomada.

Por isso, antes de considerar que os preços são muito salgados – e são –, é preciso também compará-los com o que existe no mercado brasileiro. Começando pelas versões híbridas, o Yaris Cross XRE Hybrid custa R$ 172.400 e o XRX Hybrid chega a R$ 190.000 (valores arredondados).

Neste segmento, o Yaris Cross XRE Hybrid custa quase R$ 10 mil a menos do que o Peugeot 2008 Hybrid (um híbrido leve 12V sem tração elétrica) e apenas R$ 3 mil a mais do que o Fiat Fastback Hybrid (também híbrido leve). O Yaris Cross Hybrid dá um banho em consumo.

Yaris Cross Hybrid faz 18 km/l na cidade abastecido com gasolina

Com gasolina, ele faz quase 18 km/l de na cidade e 15 km/l na estrada (números arredondados). Com etanol, o Yaris Cross Hybrid faz 13 km/l na cidade e menos de 11 km/l na estrada (dados do Inmetro aproximados). Para conseguir esses bons números, a Toyota dotou o Yaris Cross Hybrid de um sistema híbrido flex de apenas 111 cv de potência e 121 Nm de torque.

Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross
Foto: Toyota / Guia do Carro

A relação peso/potência é superior a 11 kg/cv. Os números de desempenho não foram divulgados. O motor é novo e exclusivo para o Brasil. Trata-se de um motor 1.5 aspirado de 91 cv que trabalha em conjunto com dois motores elétricos de 40 cv cada, mais câmbio automático. Tem modos de condução Normal, Eco, Power e EV, acionados por botões ao lado esquerdo do volante.

A Toyota acredita que as versões híbridas do Yaris Cross responderão por mais de 50% das vendas, número que o Corolla Hybrid e o Corolla Cross Hybrid não conseguiram – apenas 15% e 30%, respectivamente. O volume de produção esperado é grande: 50 mil unidades/ano para o mercado brasileiro e 10 mil unidades/ano para exportação.

Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross
Foto: Toyota / Guia do Carro

Os preços da pré-venda serão para apenas 8.500 unidades, que serão entregues até fevereiro de 2026: 

  • Yaris Cross XRE: R$ 161.390 
  • Yaris Cross XRX: R$ 178.990
  • Yaris Cross XRE Hybrid: R$ 172.390 
  • Yaris Cross XRX Hybrid: R$ 189.990

Diferença de preço do Yaris Cross para o Honda WR-V é enorme

Por R$ 162.400, o Yaris Cross convencional terá uma enorme distância de preço para outro modelo japonês da categoria B-SUV: o novo Honda WR-V, que parte de R$ 140.000 e tem uma versão superior por R$ 145.000. O topo de linha do Yaris Cross sai por R$ 179.000. 

Entre os novos SUVs compactos japoneses, a disputa vai ser por percepção de marca, qualidade do acabamento e espaço interno. Os dois usam motor 1.5 aspirado, de 122 cv e 150 Nm no Yaris Cross e 126 cv no WR-V. A transmissão do Yaris Cross é a CVT Multidrive com paddle-shift atrás do volante de direção. 

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross
Foto: Toyota / Guia do Carro

O acabamento do Yaris Cross é francamente superior, mas é cedo para cravar se a diferença de preço vai convencer ex-donos de Yaris a entrar no SUV compacto – uma das metas da Toyota. Produzido em Sorocaba (SP), o novo Yaris Cross nasce com um pacote de serviços conectados, garantia de até 10 anos e o menor custo de revisões da categoria: R$ 549 em cada uma das seis primeiras manutenções.

O novo Toyota mede 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de distância entre eixos. O porta-malas tem 400 litros e um pouco menos nas versões híbridas (391). O vão livre é digno de um SUV crossover: 187 mm. Os freios são a disco nas quatro rodas e a suspensão traseira é por eixo de torção (dianteira independente). 

Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross
Foto: Toyota / Guia do Carro

Os pneus são 215/60 R17 nas versões XRE e 215/55 R18 nas versões XRE. Parecem adequados, pois o carro tem proposta mais urbana do que aventureira. Como dissemos, o impacto visual do Yaris Cross será grande, principalmente porque a Toyota foi muito mais “descolada” na escolha das cores do que a Honda, oferecendo, entre outras, o vermelho e o azul, que caíram muito bem no carro.

Segundo a Toyota, o interior do Yaris Cross “foi desenvolvido para proporcionar comodidade e preservar a funcionalidade no dia a dia, usando revestimento de costura aparente no painel e portas com acabamento soft touch”. Há ainda um enorme teto solar e muita coerência entre o design da cabine e da carroceria. O teto e o aerofólio preto e a larga coluna C dão dinamismo ao visual.

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross
Foto: Toyota / Guia do Carro

Todas as versões do Yaris Cross têm ótimo pacote de segurança

Todas as versões do Yaris Cross são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freio de estacionamento eletrônico com função Hold, sistema  Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com distribuição eletrônica de  frenagem, controle de estabilidade, controle de tração e assistente de  partida em rampa. 

Nas versões XRE e XRE Hybrid, há faróis de LED, rodas diamantadas de 17”, sistema Smart Entry com chave presencial, ar-condicionado digital automático, central  multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10” e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, bancos revestidos em material premium, carregador por indução para  o celular, painel digital com tela TFT de 7”, faróis de neblina em LED, câmera de ré e  sensor de estacionamento traseiro. 

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross
Foto: Toyota / Guia do Carro

As versões XRX e XRX Hybrid, topo de linha, incluem rodas diamantadas de 18”, iluminação ambiente na cabine, monitor de ponto cego, câmera 360°, sensor de estacionamento dianteiro, abertura elétrica do porta-malas com sensor de movimento (kick sensor), Toyota Serviços Conectados e teto solar panorâmico.

Toyota Safety Sense em todas as versões 

  • Controle de Cruzeiro Adaptativo 
  • Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com Assistente de Permanência de Faixa 
  • Sistema de Pré-Colisão Frontal
  • Farol Alto Automático

Agora aguardamos a oportunidade de dirigir o Toyota Yaris Cross em suas duas condigurações de powertrain. Só assim poderemos afirmar com segurança se o preço do carro está muito salgado ou se está adequado para tudo que ele oferece, especialmente em relação aos concorrentes.

Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross
Foto: Toyota / Guia do Carro

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade