Toyota lança Yaris Cross e confirma importação do esportivo GR Yaris
Hot Hatch entrou no palco da Toyota no Salão do Automóvel do novo Toyota Yaris Cross; GR Yaris terá versões manual e automática
DIRETO DO SALÃO DE SÃO PAULO – A Toyota apresentou o novíssimo Yaris Cross no Salão do Automóvel 2025, mas surpreendeu ao revelar no palco – antes do lançamento fabricado no Brasil – o esportivo GR Yaris, que foi campeão mundial de Rali (WRC) com duas etapas de antecedência. O Toyota GR Yaris chegará ao Brasil em abril de 2026.
Toyota GR Yaris tem motor 1.6 turbo de 300 cavalos
Numa demonstração de que pretende explorar cada vez mais os valores da Gazoo Racing (divisão de carros esportivos), a Toyota vai oferecer o GR Yaris nas versões com câmbio manual e automático. O hot hatch japonês utiliza motor 1.6 turbo de três cilindros com robustos 300 cv de potência e 393 Nm de torque. Os preços não foram revelados.
O Toyota GR Yaris tem novas entradas de ar na dianteira e nos paralamas que melhoram a aerodinâmica e a refrigeração do conjunto mecânico. Os paralamas alargados abrigam rodas forjadas, como nos carros de corrida, e freios de alta performance. A traseira tem saídas de ar para reduzir a resistência aerodinâmica e melhor o comportasmento dinâmico do carro.
Construído sobre uma estrutura desenvolvida exclusivamente pela Toyota Gazoo Racing, o GR Yaris pesa apenas 1.305 kg na versão manual e 1.325 kg na automática. Uma das funções do carro será ajudar na construção da imagem aspiracional do Yaris, que já está em pré-venda em quatro versões e começará a ser enregue em fevereiro de 2026.
Nova fábrica da Toyota terá capacidade para 100 mil carros
O novo Yaris Cross já está sendo produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), porém os motores das primeiras unidades estão sendo importados, devido ao vendaval que destruiu a fábrica de motores de Porto Feliz (SP), no dia 22 de setembro. A Toyota também mostrou imagens da nova fábrica de Sorocaba, que está quase pronta e terá capacidade para 100 mil carro por ano.