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Toyota já tem data para fechar fábrica que produz Corolla no Brasil desde 1997

Próxima de completar 28 anos, planta no interior paulista terá as atividades encerradas assim que a Toyota finalizar a transição para o novo parque industrial de Sorocaba

25 jul 2025 - 18h14
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Há cerca de um ano, a Toyota confirmou que vai fechar a fábrica de Indaiatuba, inaugurada em 1997 e responsável por produzir o Corolla sedã. Por muitos anos, a unidade foi a mais importante da montadora japonesa. Mas isso é passado, e a Toyota já tem uma data para encerrar as atividades em definitivo por lá.

A produção do Corolla será transferida para Sorocaba, também no interior paulista, de onde saem hoje Corolla Cross, Yaris hatch e Etios (os dois últimos apenas para exportação). Portanto, não faz sentido ter uma segunda fábrica para fazer só um carro. E a empresa vai concentrar os esforços em um único local.

SUV inédito da Toyota estreia em outubro para ser um dos mais vendidos do País
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Foto: Toyota/Divulgação / Estadão

Toyota vai iniciar nova fase no Brasil

O fechamento da fábrica de Indaiatuba e a ampliação do parque industrial de Sorocaba fazem parte do novo ciclo de investimentos de R$ 11 bilhões que a Toyota anunciou até 2030. Com o montante, a japonesa vai lançar produtos inéditos no País.

O principal deles está prestes a chegar: o Yaris Cross está confirmado para outubro. O SUV compacto será o terceiro híbrido flex da marca e vai estrear a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas pronta para a eletrificação) da TNGA usada na linha Corolla. Assim, terá versões a combustão e híbridas. As medidas são próximas às de um Hyundai Creta.

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Foto: Toyota/Divulgação / Estadão

A montadora também vai lançar no País a van Hiace, um produto inédito, que terá o motor da picape Hilux e virá da Argentina. Além disso, a Toyota também prepara o Corolla GLI hybrid, uma nova versão de entrada do sedã com sistema híbrido flex a um preço mais acessível, para substituir o Yaris sedã, já fora de linha.

Corolla sedã será feito em Sorocaba

Com o fim da fábrica de Indaiatuba, a Toyota vai transferir a produção do Corolla sedã para Sorocaba. Assim, os esforços ficarão concentrados em um único local. No momento, a planta está em obras de expansão. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2026. É quando Indaiatuba vai fechar.

"Para efetivar essa significativa expansão da capacidade produtiva, será necessário construir novas instalações, para as quais serão transferidas as operações produtivas de Indaiatuba (SP). Isto ocorrerá de forma gradual, a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o final de 2026", diz a marca.

Projeção mostra possível Novo Corolla que será lançado em 2026 com sistema plug-in flex
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Foto: @theottle/Instagram / Estadão

Nesta transição, todos os 1.500 empregados de Indaiatuba poderão permanecer na empresa. Os trabalhadores receberão a opção de transferência para Sorocaba. A montadora ainda abrirá outras 500 vagas para a produção dos novos modelos. O próprio Corolla, quando migrar, deverá ganhar nova geração.

Toyota fechará sua segunda fábrica no País

Além de Indaiatuba, a Toyota encerrou as atividades da fábrica histórica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no fim de 2023. A planta foi a primeira da marca fora do Japão e já não fazia mais veículos, apenas algumas peças, e era a sede administrativa da empresa. O local foi responsável pela produção do clássico jipinho Bandeirante por 40 anos.

A decisão se deu por motivos estratégicos. "A concentração das operações no interior paulista oferece oportunidades de crescimento para a Toyota na competitividade da companhia diante dos desafios do mercado brasileiro", declarou a empresa ao fechar as portas da planta do ABC paulista em novembro daquele ano.

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Estadão
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