Toyota GR GT é carro de corrida com autorização para andar nas ruas
Com motor V8 de 650 cv e velocidade máxima de 320 km/h esportivo estreia em 2027
Esportivos criados pelos donos ou dirigentes de seus fabricantes costumam fazer sucesso, é o caso do VW Fusca, idealizado por Ferdinand Porsche ou mesmo o Porsche 911 (o 901) criado pelo seu neto Ferdinand Alexander Porsche em 1959. O Toyota GR GT tem uma história parecida, pois contou com a supervisão direta de Akio Toyoda, presidente e piloto mestre da marca.
Idealizado com o objetivo de competir com o Mercedes-AMG GT e disputar a categoria GT3, o bólido é o primeiro carro totalmente projetado pela divisão Toyota Gazoo Racing.
Akio Toyoda deu o comando de projetar primeiramente a versão exclusiva para as pistas, a GR GT3, para só depois criar a opção 'civil', o GR GT, que tem habilitação para rodar nas ruas. E essa diretriz explica o porquê do design típico de carro de corrida mesmo para o GR GT.
Ele é construído em torno de uma estrutura exclusiva de alumínio e também utiliza peças de plástico reforçado com fibra de carbono em toda a carroceria. A Toyota não confirmou todas as especificações do carro, mas afirmou que ele pesará 1.750 kg e terá uma distribuição de peso entre a dianteira e a traseira de 45:55.
A suspensão é composta por molas helicoidais com braços duplos triangulares em todas as rodas. Já os freios são a disco de carbono-cerâmica, ventilados e perfurados.
O esportivo com autorização para rodar nas ruas possui 4,82 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,19 m de altura e 2,72 m de distância entre eixos. São boas dimensões, mas a decisão de dispensar spoilers proeminentes e enaltecer linhas mais fluidas traz a sensação que ele é menor. O perfil baixo com um capô enorme e faróis agressivos também contribuem para essa sensação.
Se algum minimalismo impera na carroceria do GR GT, o GT3 é inversamente proporcional pois abusa de itens aerodinâmicos avantajados como spoiler dianteiro, arcos de roda inclinadas e uma enorme asa traseira (com o intuito de reduzir o arrasto aerodinâmico significativamente).
Enquanto o GT traz duas saídas duplas emolduradas pelo para-choque traseiro, o GT3 apresenta as saídas únicas uma de cada lado das saias laterais, um recurso bem diferenciado.
O interior do GR GT privilegia o motorista para que o mesmo se sinta o mais próximo possível na direção de um esportivo para as pistas. A central multimídia foi deslocada e posicionada mais perto do condutor para priorizar a ergonomia, todos os outros controles são físicos.
A tradição também foi levada a sério no momento da escolha do motor, um 4.0 V8 biturbo combinado com um propulsor elétrico que devem render mais de 650 cv, a Toyota não revelou a potência exata, que é transmitida diretamente para o eixo traseiro.
É um rendimento que salta aos olhos tendo em vista que se trata de um esportivo extremamente leve com 1.750 kg e essa combinação o leva a uma velocidade máxima de 320 km/h, segundo dados do fabricante.
Os preços ainda não foram divulgados, pois os primeiros exemplares só começam a chegar a partir de 2027.