Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jaecoo 7 SHS, o carro que acabou com a ansiedade da autonomia

O carro mais emblemático da Omoda Jaecoo no Brasil conseguiu virar o jogo na fama dos híbridos plug-in e reescreve a história

27 jan 2026 - 09h58
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Jaecoo 7 SHS: fim da ansiedade da autonomia
Jaecoo 7 SHS: fim da ansiedade da autonomia
Foto: Omoda Jaecoo / Guia do Carro

A primeira leva de veículos híbridos plug-in que chegaram ao Brasil, alguns anos atrás, trouxeram uma sensação dúbia: por um lado, a tranquilidade de não ser dependente de carregadores elétricos em longas distâncias; por outro, a decepção pela baixa autonomia elétrica, que raramente passava de 50 km. Aos poucos, os chamados PHEVs foram ganhando mais autonomia elétrica, mas coube ao Jaecoo 7 SHS a virada definitiva nessa percepção.

O Jaecoo 7 SHS (sigla de Super Hybrid System) chegou com uma promessa que muitos consideravam ser difícil até para um híbrido plug-in: rodar até 1.200 km com um tanque de gasolina e apenas uma carga de eletricidade. Afinal, nos exemplos que havia, quando a bateria “zerava” o consumo de combustível aumentava rapidamente, pois o que restava era um carro beberrão, carregando um peso inútil (a bateria e o motor elétrico).

Jaecoo 7 SHS: design de SUV robusto moderno
Jaecoo 7 SHS: design de SUV robusto moderno
Foto: Omoda Jaecoo / Guia do Carro

Com o Jaecoo 7, não. Alguns jornalistas conseguiram rodar 1.400 km com o tanque lacrado, mas era uma prova especial. Por isso, o que realmente fez a fama do Jaecoo 7 foi o uso nas ruas e nas estradas. Os primeiros compradores logo perceberam que o Super Hybrid System (Sistema Super Híbrido) da Omoda Jaecoo era realmente diferenciado, pois o marcador de combustível simplesmente seguia marcando centenas de quilômetros de autonomia depois de muita distância percorrida.

A fama de carro econômico, inteligente, prático e perfeito para a transição energética rumo aos EVs puros logo se espalhou. A grande vantagem do Jaecoo 7 SHS é ser um híbrido plug-in que acrescenta o conceito do híbrido pleno de última geração, ou seja, usa o motor a combustão como gerador de energia para a bateria. Mas, enquanto os HEV têm uma bateria muito pequena, de apenas 1 kWh, o Jaecoo 7 é um PHEV com uma bateria de 18,3 kWh.

Isso é quase metade da bateria de muitos carros puramente elétricos. Por isso, ele chega a rodar 120 km no modo EV. Para além disso, a avançada eletrônica chinesa faz um gerenciamento impecável da eficiência, sincronizando a bateria de íon-lítio LFP, o motor elétrico de 150 kW e o motor 1.5 turbo com injeção direta de 99 kW.

Jaecoo 7 SHS: powertrain com foco na eficiência
Jaecoo 7 SHS: powertrain com foco na eficiência
Foto: Omoda Jaecoo / Guia do Carro

Sim, no Jaecoo 7 SHS é possível “pensar” em quilowatts, ao invés de cavalos, pois é o motor elétrico de 150 kW/204 cv que traciona o carro na maior parte do tempo, cabendo ao motor TGDI de 99 kW/135 cv a dupla função de ajudar na tração e – mais importante – fornecer energia para a bateria.

E mais: se houver necessidade, em viagens longas, para obter ainda maior eficiência e menor consumo de combustível, o Jaecoo 7 oferece uma potência de carregamento rápido de 40 kW. Bastam 20 minutos num carregador com essa potência para a bateria ir de 20% a 80%. O carregamento de 6 kW, portanto, fica mesmo para ser usado somente em casa, e não precisa ser todo dia, como os antigos híbridos plug-in.

Mas o Jaecoo 7 SHS é um elemento único dentro da Omoda Jaecoo. Ele é o carro-chefe no Brasil de um empreendimento automotivo nascido há pouco mais de 32 meses na China. Mas não existe nenhum carro da Omoda Jaecoo no mercado chinês – ela foi criada para servir a vários mercados internacionais, com o objetivo de se adaptar às necessidades de cada país.

No Brasil, quando o país estiver pronto para crescer o segmento de elétricos puros, outros carros podem ganhar o protagonismo que hoje é do Jaecoo 7. Mas hoje, pela infraestrutura existente, pelo trauma que a ansiedade da autonomia causa em muitos motoristas e pela incrível flexibilidade de uso do Super Hybrid System, o Jaecoo 7 é o carro que empolga. Num país acostumado a desperdiçar energia no trânsito, o SUV chinês tem incríveis 92% de eficiência mecânica, 98,5% de eficiência elétrica e 44,5% de eficiência térmica.

Além de contar com a transmissão híbrida DHT de segunda geração, com quatro modos de condução (elétrico puro, híbrido em série, híbrido paralelo e recuperação de energia), o Jaecoo 7 tem a silhueta de um SUV alto e robusto, potência combinada acima de 270 cavalos e torque combinado de 365 Nm.

Jaecoo 7 SHS: interior sofisticado e conectado
Jaecoo 7 SHS: interior sofisticado e conectado
Foto: Omoda Jaecoo / Guia do Carro

A junção dessa potência e torque com a alta tecnologia do Super Hybryd System faz do Jaecoo 7 um SUV poderoso na utilização urbana e rodoviária, mas com um rodar confortável e versátil, graças à suspensão independente nas quatro rodas, multilink na traseira, com a segurança do sistema ADAS 2.5, a conectividade Apple CarPlay e Android Auto, sem fio, com tela vertical de 14,8 polegadas e com uma vida a bordo muito agradável.

Não por outros motivos, o Jaecoo 7 SHS entra em 2025 liderando a arrancada da Omoda Jaecoo rumo a um protagonismo cada vez maior no Brasil. Acabar definitivamente com a ansiedade da autonomia, mas de forma inteligente e com classe, foi apenas uma das missões do J7 no mercado brasileiro. Ele teve o papel de fazer a Omoda Jaecoo ser conhecida, admirada e desejada. E essa história está só começando.

Preços

Jaecoo 7 SHS Luxury – R$ 234.990

  • 1.5T PHEV
  • Pacote ADAS de direção inteligente
  • Bancos elétricos
  • Rodas aerodinâmicas 19"
  • Teto solar wide panorama
  • Câmera 540

Jaecoo 7 SHS Prestige – R$ 256.990

  • Pacote ADAS 2.5 de proteção avançada
  • Sistema de som Sony com 8 alto-falantes
  • Bancos dianteiros aquecidos e ventilados
  • Porta-malas elétrico com sensor de presença
  • Carregador de celular por indução com refrigeração
Fonte: Omoda & Jaecoo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade