Nova picape sucessora da Volkswagen Saveiro tem possível nome revelado
Com porte entre a Fiat Strada e a Toro, nova picape da Volkswagen chega até 2027 e deve ter opções com cabine simples ou dupla e híbridas
Um dos lançamentos mais aguardados do mercado brasileiro, a nova picape sucessora da Volkswagen Saveiro pode ter tido o seu nome revelado. De acordo com o site Mobiauto, a caminhonete intermediária deve se chamar Tukan. A nova picape terá porte entre as Fiat Strada e Toro. Ela também contará com versões para trabalho e lazer, além de opções híbridas. O lançamento deve ocorrer entre 2026 e 2027.
Nova Volkswagen Tukan deve chegar ao mercado até 2027
Até então, a picape era conhecida internamente como VW Udara ou VW 247. Há alguns meses, a Volkswagen registrou os nomes Udara, Arena, Tukan e Therion, e a terceira opção teria sido a escolhida pela marca alemã. De acordo com a revista Autoesporte, a nova Volkswagen Tukan também deve contar com opções de cabine simples (para trabalho) e dupla.
A nova picape será maior que a Saveiro atual, com dimensões próximas às de Fiat Toro e Chevrolet Montana. A plataforma deve ser a MQB A0 já utilizada por Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Tera. A suspensão traseira terá eixo rígido com feixe de molas, solução mais robusta já adotada na Fiat Strada, enquanto a tração será dianteira.
Nova picape terá versões com cabine simples ou dupla
A nova picape deve estrear no Brasil o motor 1.5 turbo flex de 150 cv e 250 Nm, aliado ao câmbio automático de oito marchas. Como a marca alemã confirmou que todos os seus lançamentos inéditos a partir de 2026 seriam eletrificados, a Tukan também deve ser o primeiro carro nacional da Volkswagen com sistema híbrido leve de 48 volts, que ajudará a reduzir o consumo de combustível.
Além das versões híbridas leves, a picape Udara deve contar com configurações apenas a combustão com o mesmo motor e com o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm. O câmbio pode ser manual – com foco em vendas diretas e nas versões voltadas ao trabalho – ou automático.
O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR), na mesma planta que já fabrica Polo Track e T-Cross. Além do Brasil, a nova picape também será exportada para a América Latina, e ficará abaixo da Amarok. A nova picape também marcará o fim da linha para a Saveiro, que deve deixar de ser produzida pouco antes do lançamento.