Pirelli lança novo Scorpion para SUVs com foco em segurança e alta rodagem
Terceira geração do famoso pneu da Pirelli traz nota máxima em piso molhado, conforto acústico e versões para carros elétricos
A Pirelli apresentou a terceira geração do seu famoso pneu Scorpion, desenvolvido especificamente para SUVs e veículos com posição de condução elevada. O novo pneu tem foco em segurança em piso seco e molhado, maior conforto ao rodar e durabilidade superior, características cada vez mais exigidas nesse segmento, com alta rodagem.
Desenvolvido para SUVs modernos
Segundo testes do instituto independente TÜV, o novo Pirelli Scorpion ficou em primeiro lugar na frenagem em piso seco e na dirigibilidade em piso molhado, além de se destacar em frenagem no molhado e resistência à aquaplanagem. Na rotulagem europeia, toda a linha recebeu Classe A para aderência em piso molhado, além de Classes A/B em ruído, reforçando o foco em conforto acústico.
A nova geração foi projetada para lidar com maior peso e centro de gravidade mais alto dos SUVs atuais. Entre as soluções técnicas estão carcaça reforçada, blocos centrais mais largos e um perfil otimizado da banda de rodagem, que melhora a distribuição de pressão, reduz o desgaste irregular e contribui para maior estabilidade.
Segundo a fabricante, o novo composto da banda de rodagem garante performance consistente em diferentes temperaturas de verão, além de ajudar a alcançar alta quilometragem sem comprometer a eficiência.
Tecnologia virtual e foco em eletrificados
A Pirelli informou que o Scorpion de terceira geração foi desenvolvido com simulações virtuais avançadas, que permitiram testar mais de 20 combinações de compostos e desenhos de banda de rodagem antes da validação física. O processo acelerou o desenvolvimento e aprimorou dirigibilidade e durabilidade.
O pneu também conta com a tecnologia Elect, voltada a veículos elétricos e híbridos plug-in, capaz de aumentar a autonomia em até 10%, segundo a Pirelli.
Já disponível em 16 medidas, de 18 a 22 polegadas, o novo Scorpion amplia a ofensiva da marca italiana no segmento de SUVs premium e já soma mais de 40 homologações em desenvolvimento junto às principais montadoras globais.