PUBLICIDADE

Stellantis registra novo SUV elétrico chinês no Brasil

Vendido na China pela Leapmotor, o SUV chinês C10 pode ser a aposta do grupo dono da Fiat e Jeep para brigar com GWM e BYD no Brasil

9 mai 2024 - 12h50
Compartilhar
Exibir comentários
Leapmotor C10
Leapmotor C10
Foto: Leapmotor/Divulgação

A Stellantis está de olho no crescimento da BYD e GWM no Brasil. O grupo registrou o SUV elétrico Leapmotor C10 no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), indicando que há grandes chances dos modelos da marca chinesa serem vendidos no Brasil em breve. Essa possibilidade foi antecipada pelo Guia do Carro em meados de abril.

Com porte médio, o Leapmotor C10 mede 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e tem entre-eixos de 2,82 m. Na China, ele é oferecido em duas versões. Uma delas é híbrida, e traz um motor 1.5 de 95 cv como gerador para o propulsor elétrico. Já a elétrica traz um motor elétrico de 231 cv. O alcance desta versão é de até 530 km no ciclo chinês.

Registro do Leapmotor C10 no Brasil
Registro do Leapmotor C10 no Brasil
Foto: INPI/Reprodução

Em novembro do ano passado, a Stellantis – grupo que é dono de marcas tradicionais como Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep – anunciou uma joint-venture com a chinesa Leapmotor para produzir carros elétricos a preços mais em conta nos próximos anos. Com um investimento de 1,5 bilhão de euros, a Stellantis passou a ter 20% da startup. 

Fundada em 2015, a Leapmotor foi a primeira fabricante a implementar uma nova plataforma modular elétrica que promete ser mais eficiente e barata. Essa estratégia também permitiria ao grupo concorrer com grupos como BYD e GWM, que têm agitado o mercado europeu (e brasileiro) com lançamentos a preços bastante agressivos.

Leapmotor C10
Leapmotor C10
Foto: Leapmotor/Divulgação

A partir deste ano, a Stellantis vai produzir o compacto Leapmotor T03 em regime CKD na Polônia. Com medidas semelhantes às do Fiat Mobi, o T03 é cerca de R$ 14 mil mais barato do que o BYD Dolphin Mini. Assim como o T03 seria uma alternativa interessante como possível sucessor do Mobi, o C10 também poderia brigar diretamente com o GWM Haval H6 e BYD Song Plus e Yuan Plus.

Leapmotor T03
Leapmotor T03
Foto: Leapmotor / Guia do Carro

Como o acordo permite que a Stellantis fabrique os carros elétricos da Leapmotor na Europa e também em outras regiões, parece apenas questão de tempo até que os carros da marca chinesa cheguem ao Brasil. Seja como uma nova marca, ou até mesmo como um rebadge da Fiat ou outra montadora da Stellantis.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade