Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Stellantis cancela desenvolvimento de sistema de condução semiautônoma

Sistema de direção autônoma de Nível 3 AutoDrive permitiria dirigir sem olhar para a estrada e sem qualquer intervenção humana em determinadas condições

29 ago 2025 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

Há alguns meses, a Stellantis havia lançado seu sistema de assistência a condução AutoDrive Nível 3. À época, a empresa prometia uma solução de direção semiautônoma que revolucionaria a experiência de condução, permitindo com que os veículos operassem, de forma automatizada, em velocidades de até 60 km/h, especialmente em áreas urbanas densas. Porém, o equipamento, que funcionaria apenas em rodovias pré-aprovadas, foi descartado pela empresa.

De acordo com a Reuters, a Stellantis descartou o sistema - que permite dirigir com as mãos livres e sem olhar para a estrada - devido aos altos custos e viabilidade de mercado. Fontes relataram a publicação que desafios tecnológicos e preocupações com a demanda por parte do consumidor também contribuíram para a decisão.

Embora o sistema estivesse totalmente desenvolvido desde fevereiro, a Stellantis confirmou à Reuters que o software de Nível 3 nunca foi lançado. Entretanto, não chegou a anunciar o cancelamento do programa. "O que foi revelado em fevereiro de 2025 foi a tecnologia L3 (Nível 3), para a qual atualmente há demanda limitada no mercado", disse um porta-voz da Stellantis à Reuters, que confirmou a suspensão do programa, sem previsão de implantação. Por ora, a fabricante afirma, apenas, que o AutoDrive ajudará a dar suporte às suas versões futuras.

A publicação afirma que a Stellantis diz estar "contando com a aiMotive, startup de tecnologia adquirida em 2022, para entregar a próxima geração do programa AutoDrive". No entanto, a empresa não informou quando o programa estaria pronto para o mercado, tampouco se haveria capacidade de Nível 3. Os próximos passos da Stellantis, em síntese, consistem em traçar um novo rumo. Mas especula-se que este anúncio seja feito apenas no início de 2026.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade