SP: prefeitura emite 290 novos alvarás para táxis renováveis
A prefeitura de São Paulo autorizou a emissão de 290 novos alvarás de táxi, sendo 116 para veículos híbridos - movidos a energia elétrica, álcool e gasolina -, 116 para carros flex e 58 para táxis acessíveis, destinados a atender passageiros com mobilidade reduzida. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira estabelecendo conceitos e regras para inscrição, distribuição, identidade visual e vinculação dos veículos aos Alvarás de Estacionamento de Táxis disponibilizados a pessoas jurídicas.
Apenas as empresas de frota de táxi devidamente cadastradas no Departamento de Transportes Públicos poderão se credenciar para obter o alvará. Os documentos estão disponibilizados em 58 pacotes fechados com cinco alvarás em cada. Segundo a prefeitura, dois alvarás deverão estar vinculados a veículos híbridos originais de fábrica, um deverá estar vinculado a um veículo flex acessíveis e os dois restantes deverão ser fixados em veículos flex.
A prefeitura também informa que caso haja menos de 58 empresas inscritas, as frotas que já tiverem protocolado requerimento declarando o compromisso de apresentar e operar todos os veículos descritos no pacote de cinco Alvarás, poderão concorrer a mais um pacote fazendo uma nova inscrição.
As inscrições para os novos alvarás se encerram cinco dias após a publicação no Diário Oficial. Todos os 290 veículos devem entrar em operação até 12 de dezembro deste ano.