Rival de Kardian, Pulse e Tera, Jeep testa Avenger no Brasil
Novo SUV de entrada da Jeep está confirmado e deve ter produção na fábrica de Porto Real (RJ); Avenger tem plataforma de Citroën e Peugeot
Há pouco mais de dois meses, a Jeep confirmou a chegada do Avenger ao Brasil. Na ocasião, o SUV pequeno - rival de Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera - foi mostrado, mas a marca não deu qualquer detalhe sobre o novato que, definitivamente, não vai tirar o Renegade de linha.
Haverá, portanto, convivência paralela entre ambos a partir de 2026.
Para manter o segredo bem guardado e fazer suspense, a Jeep tem circulado com unidades camufladas do Avenger pelas ruas do Brasil.
O último flagra surgiu, nesta semana, em Contagem (MG), e foi publicado pelo perfil @placaverde, no Instagram. Ainda não se sabe o que o material zebrado esconde. Nem em termos de visual, tampouco em mecânica. Pode ser que o novato chegue exatamente como foi apresentado na fábrica de Goiana (PE), em 14 de maio, ou que tenha pitacos da equipe de design local.
Como o SUV compacto atuará como porta de entrada da Jeep no Brasil, certamente, terá motor a combustão convencional nas versões mais baratas.
Trata-se do tradicional 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, usado em modelos de Fiat, Citroën e outras marcas do grupo Stellantis. O câmbio será o CVT que simula sete marchas.
Algumas configurações, no entanto, terão hibridização leve. Acredita-se, neste caso, no sistema Bio-Hybrid, que incrementa à essa mesma mecânica um sistema 12V para gerar melhor consumo e emissões.
A tecnologia já é utilizada pelos Fiat Fastback e Pulse, por exemplo. A opção elétrica (disponível na Europa) está, praticamente, descartada, afinal, a proposta da Jeep é pegar a clientela de base a fim de elevar seus números de vendas no País.
A produção do Avenger ficará - acredita-se - a cargo da planta da Stellantis em Porto Real (RJ), que já produz os Citroën C3, Basalt e Aircross. A fábrica que fica no sul fluminense, inclusive, receberá aporte de R$ 3 bilhões até 2028. No local, a Stellantis usa a plataforma CMP - a mesma utilizada também pelos Peugeot 208 e 2008, na Argentina.
Medidas
O Avenger tem 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas leva pouco mais de 350 litros. E o SUV tem altura de 20,1 centímetros em elação ao solo. E, por dentro, traz bastante semelhança com a família C3, inclusive, terá a mesma tela central, de 10 polegadas, por exemplo.