Review: Fiat Pulse Hybrid 2026 vai bem na cidade e ficou mais moderno
Linha 2026 do Fiat Pulse Impetus Hybrid trouxe novidades visuais e o tão aguardado teto panorâmico, que poderia vir de série ou custar menos
Em maio deste ano, o Fiat Pulse ganhou novidades na linha 2026 para se manter em alta na disputa com o Volkswagen Tera e o Renault Kardian. O modelo também ganhou o tão esperado teto panorâmico e mudanças visuais. Nós rodamos uma semana com o Fiat Pulse Impetus Hybrid 2026, que custa R$ 146.990 e é a versão topo de linha com o motor 1.0 turbo de 130 cv e o sistema híbrido leve (MHEV) de 12 volts.
O que é novo
As mudanças de design foram pontuais na linha 2026. Na dianteira, o Fiat Pulse teve inspiração no Fastback, e ganhou uma grade frontal redesenhada com frisos verticais. O para-choque também é novo e traz entradas de ar em formato de fenda nas extremidades. O novo skid plate (grade inferior) também ficou mais largo e traz temas geométricos.
Na lateral, os protetores de para-lamas ganharam frisos aerodinâmicos laterais. Na versão Impetus T200 Hybrid, o pacote Sunroof adiciona teto panorâmico, farol de neblina em LED e iluminação no para-sol do motorista e do passageiro por R$ 4.990. Complementando as mudanças estéticas do modelo, o interior da versão Impetus ganhou painel de portas em couro.
O que nós gostamos
A direção elétrica é bem leve em manobras, o que facilita na hora de estacionar o carro. A central multimídia de 10,1” conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e tem uma tela com ótima resolução. O funcionamento também é prático e rápido, sendo melhor até mesmo do que carros de segmento superior. A posição de dirigir é boa, e elevada, o que facilita na visibilidade.
O desempenho agrada no dia a dia, sendo ágil em saídas de sinais e retomadas de velocidade. Só não espere a esportividade do Pulse Abarth (R$ 157.990), que traz o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm, aliado ao câmbio automático de seis marchas com conversor de torque.
O painel digital também tem boa visualização e mostra dados de consumo e o funcionamento do sistema híbrido em tempo real. O acabamento conta com materiais simples, mas traz um visual moderno e encaixes bons. O teto panorâmico também foi uma boa adição ao interior do veículo, que ficou mais iluminado internamente.
O que pode melhorar
Na prática, o modelo mostra praticamente a mesma dinâmica da versão a combustão, o que pode decepcionar quem esperava uma mudança maior entre os dois modelos. O sistema híbrido leve de 12V é associado ao 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm, e substitui o alternador e o motor de partida.
O sistema gera potência de até 3 kW (4 cv) e 1 Nm de torque, e promete melhorar o consumo de combustível em até 10%. O câmbio automático do tipo CVT tem simulação de sete marchas. Durante o nosso teste, conseguimos médias de 10,2 km/l com etanol na cidade. De acordo com o Inmetro, o Fiat Pulse faz 13,4 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol) na cidade. Na estrada, os números são de 14,4 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol).
O sistema start-stop – que não pode ser desligado – poderia ter um funcionamento mais suave, uma vez que a solução atual acaba prejudicando a experiência a bordo ao desligar o veículo em meio ao trânsito pesado e em dias mais quentes. Pelo valor (R$ 152.970) da unidade testada, o modelo também poderia contar com saídas de ar traseiras, como o Fiat Fastback, assim como mais airbags – o modelo traz dois frontais e dois laterais.
Conclusão
O Fiat Pulse Impetus Hybrid é um carro bem equilibrado para o uso diário em grandes cidades. O conjunto híbrido cumpre a função de economizar combustível, mas poderia ser mais avançado, com a função de tracionar as rodas. As mudanças no visual foram pontuais, mas trouxeram um fator novidade ao modelo.
O teto panorâmico passa a ser um dos destaques do Pulse 2026, mas poderia custar menos. Ele também poderia trazer airbags de cortina. Por fim, o preço da versão Impetus Hybrid (R$ 146.990) também poderia ser mais baixo.
Quando equipado com o Pacote Sunroof e a cor Branco Banchisa (R$ 990) como a unidade testada, ele salta para R$ 152.970, um valor muito próximo ao da versão Abarth (R$ 157.990), que já traz o teto panorâmico de série, além de outros itens e o motor 1.3 turbo flex com 55 cv extras.
Ficha técnica
Fiat Pulse Impetus Hybrid
- Motor: 1.0 turbo flex com sistema híbrido leve (MHEV) de 12V
- Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm
- Torque: 200 Nm a 1.750 rpm
- Câmbio: CVT (Continuamente Variável), com 7 marchas emuladas no modo manual
- Motor elétrico: 4 cv e 1 Nm
- Bateria: íon-lítio 0,132 kWh
- Transmissão: CVT de 7 marchas
- 0 a 100 km/h: 9s4
- Velocidade máxima: 189 km/h
- Consumo Urbano: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
- Consumo Estrada: 14,4 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
- Porta-malas: 370 litros
- Rodas: 17”
- Direção: elétrica
- Peso: 1.245kg
- Preço: R$ 146.990 (R$ 152.970 - unidade testada)