Renault pode vender carros da Alpine na Argentina; marca virá ao Brasil?
Divisão argentina estuda viabilidade da importação da linha, hoje composta pelo esportivo A110 e de dois elétricos
A Renault Argentina anunciou nesta semana que está avaliando oficialmente a introdução da marca Alpine no mercado local. A Alpine é a divisão esportiva do Grupo Renault e também responsável pela equipe de Fórmula 1 na qual corre atualmente o piloto argentino Franco Colapinto. A chegada da marca ao país vizinho pode abrir caminho para sua estreia futura no Brasil.
O anúncio foi feito por Agustín Kovarsky, diretor de Marketing da Renault Argentina, que confirmou que o grupo estuda a viabilidade da operação. "Estamos analisando trazer a marca Alpine para a Argentina. Não posso dizer ainda quais modelos ou em que volume, apenas que estamos avaliando seriamente", declarou o executivo durante evento da marca. Kovarsky também revelou ter visitado recentemente pontos de venda exclusivos da Alpine na Espanha e na França, que combinam showroom de veículos esportivos com a venda de itens de lifestyle e merchandising da marca.
Atualmente, a Alpine conta com uma linha de produtos na Europa formada por três modelos: o esportivo A110, um cupê de motor central, e dois elétricos — o hatch A290, baseado no novo Renault 5 E-Tech, e o SUV A390, recém-apresentado. Os veículos têm proposta distinta dos modelos Renault com visual "esportivo", como o Arkana Esprit Alpine e o recém-confirmado Koleos Esprit Alpine para a Argentina, que trazem apenas apelo visual e acabamento exclusivo, mas não performance real de fábrica.
Desde 2021, a Alpine assumiu o posto de marca de esportivos do grupo Renault, substituindo a antiga RenaultSport. A mudança ocorreu com a chegada de Luca de Meo à presidência do grupo, reposicionando a Alpine como uma marca independente, a exemplo da romena Dacia.
A potencial chegada da Alpine à Argentina pode ser estratégica para o Grupo Renault na América do Sul. A proximidade geográfica e as sinergias regionais com o Brasil, principal mercado da Renault fora da Europa, aumentam as chances de uma futura introdução da marca também no território brasileiro. Embora não haja confirmação oficial, a presença crescente da marca no continente e o interesse por veículos de alto desempenho abrem espaço para a possibilidade.
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