Ram terá picape média inédita nos EUA – e não será a Dakota vendida no Brasil
Com porte médio e menor do que a atual Ram 1500, nova picape da marca americana chegará ao mercado em 2027 com carroceria monobloco
A linha de picapes da Ram ficará maior nos EUA. E não estamos falando da estreia da Rampage ou da Dakota por lá. A montadora americana vai desenvolver uma nova caminhonete média monobloco abaixo da atual Ram 1500, mas que será um modelo inédito. A nova picape média da Ram chegará ao mercado até 2027 e pode ser vendida em outros países além dos EUA.
Novo capítulo após a Dodge Dakota
A nova picape foi anunciada por Antonio Filosa, CEO da Stellantis, durante a Conferência de Outono Kepler Cheuvreux, em Paris. A novidade amplia o leque de opções da Ram, mirando consumidores que desejam um veículo menor do que a 1500. Nos EUA, a picape será a primeira novidade da Ram no segmento desde o fim da antiga Dakota, em 2011.
Rumores circulavam há anos, mas as declarações de Filosa são o primeiro indício sólido do projeto. A estreia pode ocorrer em 2027, como linha 2028, com preço inicial estimado em US$ 33.000 (cerca de R$ 176 mil em conversão direta).
Concorrência direta no mercado global
O novo modelo terá porte semelhante ao de Ford Ranger, Chevrolet Colorado e Toyota Tacoma, que devem ser suas principais concorrentes no mercado norte-americano. A picape será produzida nos EUA e posicionada abaixo da 1500.
Nova picape terá carroceria monobloco
Segundo sites especializados como Mopar Insiders e Carscoops, a picape pode adotar uma construção monobloco, similar à da Ram Rampage vendida no Brasil. A plataforma pode ser tanto a base modular STLA Large quanto a STLA Medium.
Já na América do Sul, a Ram Dakota – confirmada para produção em Córdoba (Argentina) em 2025 – terá base compartilhada com a Fiat Titano, derivada da Peugeot Landtrek. Ela será exportada para outros países do continente, mas não será vendida nos EUA.
Sob o capô, a nova picape americana deverá trazer motores da família Hurricane. O quatro cilindros 2.0 turbo pode render cerca de 270 cv nas versões de entrada, enquanto o seis cilindros turbo deve entregar até 548 cv nas configurações mais potentes. A Stellantis ainda não confirmou versões eletrificadas para o modelo.
Impacto para o mercado brasileiro
Produzida nos EUA, a nova picape não deve chegar ao Brasil por conta do imposto de importação de 35%, o que elevaria demais seu preço. No entanto, a Dakota fabricada na Argentina deve suprir a lacuna da marca na região, competindo diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 a partir de 2025.