Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quanto o Polo precisa vender para tirar tetracampeonato da Strada

Na disputa mais acirrada da década, Volkswagen Polo busca primeiro título de campeão nacional de vendas e o Fiat Strada pode ser tetra

7 dez 2024 - 09h45
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen Polo busca o primeiro título; Fiat Strada pode ser tetracampeão
Volkswagen Polo busca o primeiro título; Fiat Strada pode ser tetracampeão
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Fiat Strada, uma picape monobloco, e Volkswagen Polo, um hatchback compacto, jamais seriam rivais diretos. Mas este ano, no Brasil, eles são. Aliás, já foram no ano passado, mas não da forma intensa como estão competindo este ano pelo glorioso título de campeão nacional de vendas no mercado automotivo. Ou melhor: de carro mais vendido do Brasil.

Desde que ganhou uma nova geração, a picape Strada se tornou quase imbatível no mercado brasileiro. Foi campeã pela primeira vez em 2021 com 109.112 vendas e o vice-campeão, Hyundai HB20, nem chegou perto, com apenas 86.464 registros. Era o fim do reinado do Chevrolet Onix, hexacampeão nacional de vendas de 2015 a 2020.

Na ocasião, o Polo era apenas um coadjuvante na linha Volkswagen e terminou em 33º lugar com 19.210 registros. No ano seguinte, 2022, o Polo foi ainda pior, terminando o ano em 52º lugar com 8.182 vendas. Era o ano do bicampeonato do Fiat Strada, que fechou a temporada com 112.464 emplacamentos. O HB20 mais uma vez foi vice-campeão, mas com 96.199 vendas.

A briga entre Polo e Strada começou em 2023, quando o hatch da Volkswagen ganhou uma nova geração e também uma versão mais acessível (Polo Track) para substituir o Gol na linha VW. 

O Fiat Strada conquistou seu tricampeonato somando 120.602 vendas, mas já tomou alguns sustos do Volkswagen Polo. Foi dele, por exemplo, a melhor venda mensal: 17.999 unidades em dezembro de 2023. Mas foram apenas três vitórias mensais do Polo, que somou 111.247 no ano.

Em 2024 a Volkswagen decidiu quebrar a hegemonia do Fiat Strada, que luta pelo tetracampeonato. Mas não está fácil. O Polo ganhou a batalha de vendas em cinco meses: março, abril, junho, outubro e novembro. A picape Strada ganhou em seis meses: janeiro, fevereiro, maio, julho, agosto e setembro.

Atualmente a liderança é do Fiat Strada, que tem 128.450 vendas acumuladas de janeiro a novembro. O Volkswagen Polo soma 126.709 vendas no mesmo período. A diferença entre os dois carros, portanto, é de apenas 1.741 carros. O terceiro colocado está distante – é o Chevrolet Onix, com 87.774 unidades.

A Volkswagen e a Fiat farão de tudo para antecipar emplacamentos de janeiro para dezembro e, assim, levar o título para casa. Curiosamente, as duas marcas já se enfrentaram nessa batalha durante anos. Era o tempo do VW Gol contra o Fiat Palio.

Na época, por mais que fosse líder de mercado, a Fiat nunca conseguia ganhar o título de carro mais vendido do Brasil. O Volkswagen Gol foi campeão nacional de vendas durante 27 anos consecutivos, de 1987 a 2013. Finalmente, em 2014, a Fiat conseguiu sua primeira vitória, com o Palio.

Agora a situação está invertida. É a Volkswagen quem tenta tirar o tetracampeonato da Fiat. Para o marketing das montadoras, ostentar o título de carro mais vendido do Brasil é muito valioso, pois significa aprovação total dos consumidores ao veículo.

Nessa disputa, vale tudo. As vendas diretas (em lote) podem ser decisivas. O Guia do Carro vai acompanhar, ao longo do mês, a melhor disputa da década pelo título de campeão nacional de vendas. Veremos a primeira vez do Polo? Ou veremos o tetracampeonato da Strada? Façam suas apostas!

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade