Prestes a estrear, Yaris Cross recebe nota máxima de segurança
Novo SUV compacto da Toyota vai ser lançado em outubro com produção em Sorocaba (SP) e ainda vai ter versão híbrida flex
A espera está prestes a acabar: o Toyota Yaris Cross está chegando. Previsto para estrear em outubro, o SUV compacto pretende se firmar como o híbrido mais acessível do país, ainda que também tenha uma opção apenas com motor 1.5 aspirado.
Enquanto por aqui ainda estamos à espera do modelo, na Ásia ele já está nas ruas e, inclusive, acaba de ser submetido aos testes de colisão do ASEAN NCAP, o equivalente local ao nosso Latin NCAP.
O desempenho foi excelente: o Yaris Cross conquistou a pontuação máxima, com cinco estrelas. Segundo o relatório oficial, "o Toyota Yaris Cross teve um bom desempenho em todas as categorias de avaliação e alcançou uma pontuação total de 83,02 pontos. Com base nessa pontuação excepcional, o novo Yaris Cross recebeu a classificação 5 estrelas do ASEAN NCAP".
Teste de impacto lateral foi ponto de destaque
No teste de impacto lateral, o SUV demonstrou proteção eficaz para todas as regiões do corpo dos ocupantes adultos.
Já na colisão frontal, o desempenho também foi satisfatório, embora a proteção tenha sido classificada como apenas "adequada" para o tronco dos passageiros e "marginal" para a perna do motorista. Ainda assim, o SUV somou 29,8 dos 32 pontos possíveis nesse critério.
Quando o foco foi a proteção infantil, o modelo somou 44,17 dos 51 pontos disponíveis. A nota poderia ser ainda mais alta se o Yaris Cross oferecesse o sistema de detecção de crianças, tecnologia que ajuda a prevenir o esquecimento de pequenos no banco traseiro.
A ausência desse recurso também teve impacto negativo na avaliação dos assistentes de segurança. Outro ponto citado foi a falta de detecção de pedestres integrada à frenagem autônoma de emergência. Ainda assim, o SUV marcou 17,74 dos 21 pontos possíveis.
Entre os itens destacados estão seis airbags (de série ou opcionais), ABS, controle de tração e estabilidade, alerta de cinto de segurança desatado e sistemas ADAS, como frenagem autônoma (urbana e rodoviária), alerta de colisão, assistente e alerta de permanência em faixa, monitor de ponto cego e farol alto automático.
Diferentemente do Latin NCAP, que avalia a proteção a pedestres, o ASEAN NCAP considera a segurança de motociclistas como uma das categorias principais, e nela são analisadas, por exemplo, as funcionalidades do sensor de ponto cego. Neste aspecto, o Yaris Cross obteve 9,76 de 16 pontos.
Como será o Toyota Yaris Cross?
O novo SUV da marca terá uma importante herança da linha atual: o conjunto mecânico. As versões de entrada virão com o motor 1.5 flex de quadro cilindros, 16V e naturalmente aspirado. Ele gera 105 cv de potência com gasolina e até 110 cv com etanol. Os torques são de 14,3 mkgf e 14,8 kgfm. O câmbio automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas também estará no SUV.
Já a versão híbrida completa (HEV) virá com o mesmo 1.5 flex, porém convertido para ciclo Atkinson em vez do tradicional Otto, para ser mais eficiente. Assim, o motor reduz potência e torque. Na Tailândia, a versão a gasolina gera 92 cv e 12,3 kgfm. Com o sistema flex, é possível que os números aumentem.
De toda forma, o Yaris Cross HEV terá o auxílio do motor elétrico de tração e de uma pequena bateria de 0,7 kWh. Na Ásia, o motor gera sozinho 81 cv e 14,4 kgfm e fica junto do câmbio e-CVT. Porém, como em todo híbrido, o desempenho não é a soma líquida. No mercado tailandês, a versão entrega 113 cv.
A grande vantagem do Yaris Cross híbrido será o consumo. Na Tailândia, onde já está à venda, o SUV faz até 30 km/l de gasolina. Por causa disso, o modelo eletrificado tem um tanque de combustível menor, com 36 litros, enquanto as demais versões somente a combustão tem um reservatório de 42 litros.