Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Volkswagen Polo elétrico terá 218 cv e até 450 km de autonomia

Próxima geração do Volkswagen Polo tem mais detalhes revelados na Europa e será lançada em 2026 com a nova plataforma MEB+ e recarga rápida

15 set 2025 - 15h27
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen ID. Polo
Volkswagen ID. Polo
Foto: VW/Divulgação

A Volkswagen revelou detalhes técnicos do novo ID. Polo no Salão de Munique (IAA 2025). Prevista para 2026, a nova geração do Polo será elétrica e inaugura a plataforma MEB+ e o conceito de células de bateria unificadas. O modelo contará com até 160 kW (218 cv) de potência, autonomia de até 450 km e recarga de 10% a 80% em menos de 25 minutos. O novo ID. Polo marca a estreia da nova estratégia elétrica da Volkswagen.

Plataforma MEB+ e padronização de baterias

O ID. Polo será o primeiro modelo da Volkswagen a usar a MEB+, evolução da plataforma elétrica modular. A grande novidade está na célula de bateria unificada (Einheitszelle), que padroniza formato e química das células prismáticas, reduzindo custos e aumentando a flexibilidade de produção. 

Metade da produção será feita em fábricas da Volkswagen na Alemanha, Espanha e Canadá, e a outra metade virá de fornecedores como Samsung SDI e SK On.

Volkswagen ID. Polo e ID. Polo GTI
Volkswagen ID. Polo e ID. Polo GTI
Foto: VW/Divulgação

Baterias com até 450 km e recarga ultrarrápida

O novo Polo elétrico terá duas opções de bateria: NMC de 56 kWh (níquel, manganês e cobalto), com 450 km de autonomia, e LFP de 38 kWh (ferro-fosfato), com cerca de 300 km de alcance. Ambas utilizam a tecnologia Cell-to-Pack (CTP), eliminando módulos intermediários, e contam com refrigeração superior para maior segurança térmica. A recarga rápida leva menos de 25 minutos para ir de 10% a 80%.

A bateria NMC tem maior densidade energética e autonomia, porém custa mais. Já a LFP é mais acessível, segura e durável, sendo ideal para trajetos urbanos. 

Volkswagen ID. Polo
Volkswagen ID. Polo
Foto: VW/Divulgação

Motor APP290 e inversor de silício-carbeto

O ID. Polo estreia o motor APP290, com 160 kW (218 cv) e cerca de 290 Nm de torque. O conjunto é complementado por um inversor de silício-carbeto (SiC), que reduz perdas de energia e melhora a eficiência. De acordo com a Volkswagen, as novas tecnologias ajudam a elevar o desempenho e a autonomia. 

Novo ID. Polo resgata nome clássico e terá versão GTI

A nova geração do hatch Polo será a versão de produção do ID. 2 All, conceito revelado pela Volkswagen em 2023. A nova estratégia da marca alemã inclui a utilização de nomes clássicos da marca em sua linha de elétricos ID no lugar dos números (ID. 3, ID.4, ID. 5). O visual do novo Volkswagen ID. Polo terá muito em comum com a versão conceitual, e ainda incluirá uma versão GTI. 

Volkswagen ID. Polo e ID. Polo GTI
Volkswagen ID. Polo e ID. Polo GTI
Foto: VW/Divulgação

Perspectiva para o mercado brasileiro

Com lançamento marcado para 2026 na Europa, o novo Volkswagen ID. Polo ainda não tem previsão de chegar ao Brasil. No entanto, o hatch antecipa a chegada de tecnologias que podem estrear no mercado brasileiro daqui a alguns anos. Dentre elas, estão a padronização das células e a plataforma MEB+, que podem facilitar a produção local e baratear componentes importados.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade