ID. Polo será o próximo elétrico da Volkswagen, que resgata nomes clássicos
Volkswagen abandona parcialmente os nomes difíceis e passa a nomear seus futuros carros elétricos com nomes conhecidos como Polo e Golf
O público rejeitou o design e o nome da linha de carros elétricos da Volkswagen: ID.3, ID.4 etc. Por isso, a montadora alemã decidiu virar a página e vai adotar nomes clássicos em seus novos veículos elétricos a bateria. O primeiro da nova leva será o ID. Polo, que nasce do conceito ID.2all e vai substituir o Polo a combustão. Trata-se de uma junção do nome futurista com o clássico. O T-Cross elétrico seguirá essa linha.
“ID. Polo é apenas o começo”, diz o CEO global da Volkswagen
O Guia do Carro já adiantadava a possibilidade de o ID.2all ser o Polo elétrico em 2023, no lançamento do carro em Hamburgo. Na ocasião, havia até planos de fabricação no Brasil. “Nossos nomes de modelos estão firmemente ancorados na memória das pessoas”, disse Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen. Outros nomes clássicos, como Golf e Tiguan, também serão resgatados.
“Eles representam uma marca forte e incorporam características como qualidade, design atemporal e tecnologias para todos. Por isso estamos levando nossos nomes já consagrados para o futuro. O ID. Polo é apenas o começo”, completou Schäfer.
Ainda camuflados, o ID. Polo e o ID. Polo GTI farão sua primeira aparição pública mundial no Salão de Munique, entre 8 e 14 de setembro. Em 7 de setembro, a Volkswagen apresentará em estreia mundial o veículo conceito de um SUV compacto elétrico, o ID. Cross Concept, que será o equivalente ao T-Cross elétrico no final de 2026.
Estreia de veículos elétricos menores marca início de uma nova era
Além dos nomes, a Volkswagen também vai mexer no design de seus veículos elétricos. Os carros terão um visual menos futurista e mais fascinante, como forma de conquistar os clientes pela emoção e pela tradição da marca.
Segundo a Volkswagen, “a estreia de veículos menores e mais compactos em sua família elétrica marca o início de uma nova era, tornando a condução elétrica mais acessível do que nunca, graças a novos modelos como o ID. Polo e o ID. Cross”.
“Mobilidade elétrica deve ser progressiva, acessível e pessoal”
Martin Sander, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen, antecipou que o segundo modelo ID., que está por vir, despertará emoções especiais:
“Nossos carros frequentemente acompanham as pessoas por muitos anos – eles moldam memórias e fases da vida. Um modelo como o Polo mostra o quão poderoso pode ser um nome: ele representa confiabilidade, personalidade e história.”
“É exatamente por isso que estamos novamente dando aos nossos modelos ID. nomes que despertam emoções e que estão presentes no dia a dia das pessoas. A mobilidade elétrica deve ser não apenas progressiva, mas também acessível e pessoal.”
“Estamos trazendo uma de nossas marcas mais fortes, GTI, para o mundo elétrico. Também com lançamento em 2026, o carro-conceito ID. GTI entrará em produção como o ID. Polo GTI. Ele oferecerá dinâmica excepcional e muito prazer ao dirigir.”