Stellantis cancela Ram 1500 REV elétrica e aposta em híbrida com até 1.100 km
Stellantis desiste do projeto da Ram 1500 REV elétrica e renomeia versão híbrida Ramcharger com motor V6 gerador e tração elétrica integral
A Stellantis anunciou que vai encerrar o desenvolvimento da Ram 1500 REV elétrica e concentrar esforços na versão híbrida de longo alcance – antiga Ramcharger – que passa a usar o mesmo nome do conceito revelado em 2023. A decisão ocorre em meio à desaceleração da demanda por picapes elétricas na América do Norte, e vai de encontro ao novo plano global da empresa, que abandonou a estratégia de se tornar 100% elétrica até 2030.
Stellantis muda estratégia global
“A demanda por picapes elétricas de grande porte desacelerou na América do Norte, e a Stellantis está reavaliando sua estratégia de produtos. Por isso, decidiu descontinuar o desenvolvimento da picape BEV de grande porte. Como parte dessa mudança, a Ram está renomeando a picape com tecnologia REEV para Ram 1500 REV (antes chamada Ramcharger)”, disse a empresa em comunicado.
O que seria a Ram 1500 REV elétrica
Revelada como conceito em 2023, a Ram 1500 REV elétrica prometia até 800 km de autonomia, 654 cv de potência e 840 Nm de torque. Com plataforma STLA Frame, capacidade de reboque de 6.350 kg e carga útil de 1.224 kg, ela tinha proposta de competir com picapes como a Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV, ambas já disponíveis nos EUA. A picape elétrica da Ram ainda teria porta-malas dianteiro e a função de abastecer eletrodomésticos ou casas em situações emergenciais.
Ram 1500 REV híbrida toma o lugar
No lugar da BEV, a Ram aposta na versão híbrida que passa a usar o nome 1500 REV. A picape combina motor 3.6 V6 de 173 cv – que atua apenas como gerador – com dois motores elétricos, um em cada eixo, de 340 cv e 323 cv. O conjunto entrega 672 cv e 830 Nm de torque, com tração 4x4.
Destaque para autonomia e versatilidade
O alcance é um dos pontos fortes da Ram 1500 REV híbrida: até 1.100 km com tanque cheio e 234 km apenas no modo elétrico. A capacidade de carga é de 1.190 kg, e a de reboque permanece em 6.350 kg. Além disso, a picape pode fornecer energia para equipamentos, casas ou recarregar outros veículos.
Contexto de mercado
A decisão da Stellantis reflete a mudança de cenário atual no mercado norte-americano, na qual a procura por veículos elétricos está em queda. Especialmente no segmento de picapes, no qual a questão de disponibilidade de carregadores pode ser um problema de acordo com a região e o local onde o veículo é utilizado, soluções como a Ram 1500 REV híbrida podem tornar a compra de um carro eletrificado mais viável.